Cidadão

Secretaria do Idoso e Museu Histórico de Londrina firmam parceria

Grupo de Convivência do Idoso que quiser participar do curso de fotografia, entrevista e filmagens pode se inscrever pelo 3375-0307 ou pessoalmente no CCI Leste

 

idoso.curso.ILUSTRATIVA.PA fim de registrar e armazenar as memórias daqueles que chegaram a Londrina durante o início de sua urbanização, a Secretaria Municipal do Idoso e o Museu Histórico de Londrina vão firmar uma parceria. A solenidade será nesta quinta-feira (18), às 14h30, na sede do museu, localizado na Rua Benjamin Constant, 900, Centro (antiga Estação Ferroviária).

Por meio da parceria, os profissionais de história e fotografia da equipe do Museu Histórico de Londrina ministrarão uma oficina de fotografia, entrevista e filmagens aos idosos participantes dos grupos de convivência. Os participantes aprenderão a manusear os equipamentos eletrônicos e farão o registro de suas memórias.
 
Para isso, serão ensinados a tirar o melhor proveito das imagens, trabalhando com a mudança de foco, enquadramento, iluminação, efeitos de luz e sombra e outras técnicas. Assim como poderão entender mais sobre a dinâmica de entrevistas, as formas de se fazer perguntas e lidar com as emoções, e como registrar em áudio e vídeo esses relatos.  

De acordo com a diretora acadêmica do Museu Histórico de Londrina, Regina Célia Alegro, o objetivo da união entre o Município e a Universidade Estadual de Londrina, por meio do Museu Histórico, é valorizar as lembranças daqueles que vivenciaram o início da urbanização de Londrina e deixar registradas as memórias. “Esses idosos são pessoas que participaram da formação do centro urbano de Londrina e têm muito a nos contar sobre o desenvolvimento da cidade. Queremos que as gerações futuras possam ter acesso a essas informações e, ao mesmo tempo, pretendemos valorizar o conhecimento, a memória e as experiências trazidas por essas pessoas”, destacou.

O material coletado durante as entrevistas gravadas, como as lembranças do passado, a mudança cultural, as dificuldades, as formas de lazer e a história particular de cada participante, será devidamente armazenado no acervo do Museu e poderá servir de base para novos projetos. De acordo com Regina, futuramente será possível desenvolver novas ideias utilizando esse material como documentários, produtos educativos e históricos para as escolas.

Como participar – Amanhã (18), após a assinatura da parceria, o grupo de convivência do idoso do Vivi Xavier será o primeiro a participar das atividades. Aqueles que desejarem seguir o exemplo e se inscreverem podem fazê-lo pelo (43) 3375-0307 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste), localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz.

A intenção da Secretaria Municipal do Idoso é que haja turmas até o final do ano. Segundo a gestora cultural da Prefeitura, Elsie Machado de Almeida, os cursos serão ministrados através de dinâmicas que levam em consideração a especificidade dos participantes. Por isso, aqueles que tiveram dificuldades de locomoção também poderão participar das aulas na sede de seus grupos de convivência, não necessitando ir até o Museu Histórico.

“É importante que o Município promova atividades como essa oficina para os idosos, porque é uma oportunidade deles aprenderem coisas novas, trabalharem a memória, o saber escutar e falar, e se socializarem. No processo de envelhecimento, o sentimento de pertencimento é muito importante para se manter saudável e participando dos grupos e dos cursos esse sentimento é estimulado”, explicou a gestora cultural.

Todo o material necessário para o desenvolvimento das aulas, como máquinas fotográficas, será disponibilizado pelo Museu. Mas os idosos que quiserem aprender a utilizar os recursos de filmagens com seus celulares também serão bem-vindos.

Semana Nacional de Museus – A parceria que será firmada entre as entidades faz parte das comemorações da 15ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema desta edição é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Ela vai de 15 a 21 de maio, movimentando mais de 450 cidades com exposições, palestras, mesas-redondas, visitas monitoradas, shows e atividades culturais e educacionais.

No dia 18 de maio também comemora-se o Dia Internacional de Museus, que tem como intenção levar a população a refletir sobre a importância desses espaços.

 

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos