Cidadão

Idoso promove oficina de memória em centros de convivência

Os participantes dos grupos de convivência também podem se inscrever em palestra sobre a importância e os benefícios da fisioterapia

 

IdosoCentroOeste.arquivoA Secretaria Municipal do Idoso, por meio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste, iniciará nesta sexta-feira (2) uma oficina de estímulos à memória. As atividades serão desenvolvidas todas as sextas, às 14 horas, na sede do CCI Oeste, que fica na Rua Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. O curso terá duração de dois meses, totalizando oito encontros.

O mesmo curso vem sendo desenvolvido no CCI Leste desde o dia 19 de maio. A intenção é ofertar informações que estimulem os sentimentos de socialização, pertencimento e afetividade nos idosos e que ajudem na melhora da memória. Para isso, os profissionais de psicologia do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) pretendem criar um clima descontraído, com aprendizados de forma lúdica e pertinente à idade do público-alvo.

Assuntos como autocuidado na promoção da saúde física e mental, mudanças na rotina e nas atitudes cotidianas para a prevenção de acidentes, tomada de uma postura autônoma, proativa e independente dentro de suas possibilidades, o fortalecimento de relações sociais e afetivas e a quebra de preconceitos e estereótipos vinculados aos idosos serão temas trabalhados no grupo.

Participando do curso, os idosos compreenderão mais o funcionamento psicológico durante o processo de envelhecimento, contribuindo para a expressão de pensamentos, sentimentos, emoções durante o processo psicoterapêutico deles e serão estimulados com exercícios das funções cognitivas e de sociabilidade, promovendo uma melhora na qualidade de vida.

Podem se inscrever as pessoas com mais de 60 anos. Ao todo serão 10 vagas. Para participar é preciso telefonar no CCI Oeste pelo (43) 3375-0334. Quem preferir pode ir pessoalmente até a sede do centro de convivência, que fica na Rua Pedra Selada, 111. As linhas de ônibus 308 ou 314 passam pelo CCI Oeste.

Palestra sobre fisioterapia – Ainda no CCI Oeste, as pessoas acima de 60 anos poderão participar de uma palestra sobre a importância e os benefícios da fisioterapia e onde conseguir esse serviços através da rede municipal de saúde. A conversa será neste quinta-feira (1º), às 14 horas, na sede do centro de convivência.

A palestrante será uma profissional de fisioterapia do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ela repassará informações sobre os casos em que é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde, quais dias, horários e locais são desenvolvidos os grupos de convivência de atividades físicas, como o Grupo Idade de Vida e Cidadania, onde desenvolvem-se essas ações, além de abordar a importância de uma vida saudável com a prática de exercícios. Para participar não é necessário se inscrever antecipadamente.

Sobre o CCI Oeste – O Centro de Convivência da Pessoa Idosa “Benedito Camargo Sobrinho” foi inaugurado em 2006. Em 2013, recebeu reformas e foi ampliada a área de atendimento aos idosos.  Hoje, ele conta com salão, auditório, sala de informática, salas de oficinas, cozinha semi-industrial e os espaços destinado à equipe técnica.

De fevereiro a abril deste ano, foram realizados 2.444 atendimentos aos idosos no CCI Oeste. Eles participaram de atividades como dança, artesanato, palestras educativas, exercícios físicos, oficinas de qualidade de vida e cidadania, educação financeira e de saúde, de tardes festivas, e reuniões com grupos de idosos e coordenadores.
 
Para isso, o CCI conta com diversas parcerias com instituições de ensino superior como a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Unifil,  além da Unimed, e de profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Educação, Assistência Social e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

As instituições e pessoas que desejam firmar parcerias com a Secretaria Municipal do Idoso no desenvolvimento de atividades para esse público devem entrar em contato com o gerente de Articulação Comunitária, Cleir Brandão, através dos telefones dos CCIs. O contato do CCI Oeste é no (43) 3375-0334 e do CCI Leste é no (43) 3375-0307. Assim é possível formalizar o voluntariado com o Município.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos