Cidade

Acesf busca alternativas para otimizar o número de vagas em cemitérios

Autarquia deu início à elaboração de termo de referência para licitar a compra de jazigos pré-moldados

 

O superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Douglas Pereira (Tio Douglas), e o diretor técnico, Ademir Gervásio de Souza Júnior, estiveram na cidade de Campinas na última semana para conhecer novos métodos que possam otimizar o uso dos espaços nos cemitérios municipais. Atualmente, na área urbana de Londrina existem cinco cemitérios municipais, com apenas 67 vagas para construção de novos jazigos.

Durante a visita, foi apresentado o uso da técnica de pré-moldados para fabricação de jazigos, que é utilizada em Campinas há quatro anos. Segundo Tio Douglas, com o uso de pré-moldados podem ser fabricados 12 jazigos por dia. “Há quarenta anos, a Acesf utiliza o método tradicional de alvenaria, que permite a construção de apenas dois ou três jazigos diariamente”, explicou.

Os jazigos pré-moldados ocupam menos espaço do que as gavetas construídas em alvenaria. Além disso, exigem menos tempo para instalação, reduz o uso de materiais e resíduos gerados, e demandam menos pessoas para sua execução. “É uma medida que vai contribuir diretamente para solucionar a questão dos poucos espaços disponíveis nos cemitérios urbanos”, ressaltou o superintendente da Acesf.

Para Tio Douglas, a medida vai trazer economia aos concessionários da Acesf, já que os jazigos poderão ser vendidos individualmente. Atualmente, o órgão permite a aquisição do espaço e duas gavetas. Com o novo método, será possível adquirir apenas uma gaveta, por concessão.

Para implementar o novo método, a Acesf iniciou a elaboração do termo de referência, para que seja aberto processo de licitação na Secretaria Municipal de Gestão Pública. “Nossa expectativa é que os trâmites sejam concluídos ainda neste ano, para que ao final do segundo semestre os servidores já iniciem a capacitação para aprender a instalar os jazigos pré-moldados, e entrar na programação para homenagear os 40 anos da Acesf”, frisou Tio Douglas.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos