Dia do Desafio movimenta Londrina e incentiva prática regular de atividades físicas
Em combate ao sedentarismo, a 23ª edição da campanha teve participação intensa da população de Londrina
O Dia do Desafio, campanha realizada em todo o mundo para incentivo à prática regular de atividade física e esporte, movimentou Londrina nesta quarta-feira (31). O evento no município foi organizado pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Sesc Paraná, que montaram três pontos principais na cidade: Praça Nishinomiya (Bairro Aeroporto), Sesc Norte e Calçadão. Nesses lugares a participação foi intensa durante o dia todo.
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, que são realizadas em diversos municípios por meio de parcerias entre as prefeituras, empresas privadas e a comunidade em geral.
A ação propõe uma competição amigável entre cidades de todo o mundo. Londrina competiu com Santiago de Cuba. Segundo informações disponíveis no Sesc São Paulo, 43% da população de Londrina participou da campanha, contra 69% de Santiago de Cuba. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
O objetivo é estimular a sociedade a praticar, pelo menos, 15 minutos de atividade física. “É o pontapé inicial para a atividade física que, além de contar pontos para a cidade, conta pontos para a saúde de cada pessoa que participou. Então, na verdade, são pontos que vão ser coletados lá no futuro com a continuidade da atividade física”, avaliou o assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro Henrique Moreira dos Santos.
Quem foi aos três pontos principais de Londrina encontrou formas de participar. No calçadão, 160 atiradores do Tiro de Guerra realizaram ginástica militar durante a manhã. Durante a tarde, participaram da campanha professores de zumba do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); equipe de ginástica rítmica mirim da Universidade Norte do Paraná; grupos de dança de salão, capoeira, karate, taekwondo e jiu jitsu.
No Estádio do Café acontecia o GP Caixa de Atletismo Escolar, onde aproximadamente 1.000 jovens de escolas públicas e particulares participaram da competição que estava inserida também na programação do Dia do Desafio. A CMTU foi responsável pela caminhada do Maio Amarelo, que além de chamar a atenção para os números de mortos e feridos no trânsito, integrou as atividades do dia.
Para 2018, a expectativa é conseguir incentivar ainda mais o esporte na vida dos Londrinenses. Por meio desse movimento grupos, instituições privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.




