Museu de Arte de Londrina sedia nova exposição
“Fauna e Flora”, da artista plástica Lucimar Ramos dos Santos, apresenta as belezas do pantanal sul-matogrossense; neste sábado (10), o museu recebe também a Feira Madá
O Museu de Arte de Londrina realiza, neste sábado (10), a abertura da exposição “Fauna e Flora”. Com obras da artista plástica Lucimar Ramos dos Santos, natural do Mato Grosso do Sul, os quadros buscam retratar de maneira realista a biodiversidade do pantanal sul-matogrossense. A curadoria é do historiador de arte de Minas Gerais, Vivas Almeida. A exposição estará disponível no segundo piso do Museu até o final de julho, na Rua Sergipe, 640, centro.
A diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Maria Luisa Alves Fontenelle, explicou que a mostra apresenta um tema importante para a artista, que nasceu na cidade de Bataguassu. “Os dez trabalhos, feitos em tinta acrílica, nos apresentam as belezas naturais do Pantanal, com muito colorido. Os pássaros, rios e a flora do local fazem parte desse meio tão rico, e são o enfoque das obras expostas aqui no Museu”, destacou.
No segundo piso do Museu de Arte de Londrina, o público pode conhecer o acervo do museu. Com curadoria de Hígor Mejia, estão expostas 25 obras diversas. “É uma exposição diversificada e muito linda, composta por escultura, quadros e xilogravuras. Fazem parte algumas obras de Emanuel Araújo, Sebastião Mendes, Henrique de Aragão, Paulo Metem, e outros grandes artistas”, afirmou Maria Luisa.
E no piso de acesso, prossegue a instalação “Memórias de um possível toque”, que reúne diferentes objetos na cor azul, como esculturas, além de cadernos e desenhos. O artista Hígor Mejia produziu o trabalho durante sua graduação em Artes pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2007, e agora apresenta o acúmulo de sua pesquisa para o público.
Visitas Monitoradas – Segundo a diretora de Ação Cultural da SMC, o museu tem tido um aumento da procura por visitas monitoradas. “Nas últimas semanas, recebemos grupos de idosos, de estudantes, e também de pessoas de fora da cidade ou do Estado”, contou.
O agendamento das visitas pode ser feito diretamente com o Museu de Arte e o contato deve ser feito com antecedência, pelo telefone 3337-6238, ou pelo e-mail museu@londrina.pr.gov.br. É preciso informar a quantidade de pessoas, idade, se é ligado a alguma escola ou instituição, e qual o interesse da visita. “Alguns vêm para conhecer o acervo ou exposições, outros pela história do prédio que abriga o museu”, explicou Maria Luisa.
Feira Madá – Além da abertura da exposição Fauna e Flora, neste sábado (10) o museu recebe mais uma edição da Feira Madá. O evento é uma realização do Ateliê Coletivo Casa Madá, com a participação de diversos expositores locais e seus produtos exclusivos e criativos. O público terá a disposição artesanatos, quitutes, itens para decoração, roupas e acessórios, das 10 às 15 horas, nos arcos do museu.
Durante a Feira, a Cia Casa em Cena vai oferecer atividades voltadas para crianças de 4 a 11 anos. Os pequenos vão participar de uma intervenção artística, que será exposta durante a feira. Para garantir a vaga, é preciso entrar em contato pelo telefone (43) 99135-0180. A inscrição custa R$15.
Imagens: Divulgação