Mutirão de serviços “Movimenta Londrina” chega ao distrito de Lerroville
População recebeu diversos serviços essenciais em diferentes áreas; ação prossegue nesta sexta-feira (9)
Os moradores do distrito de Lerroville amanheceram nesta quinta-feira (8) com um grande mutirão de serviços públicos essenciais à população, realizado pela Prefeitura de Londrina, em parceria com o Governo do Estado. A ação integrada entre as diversas secretarias e órgãos estaduais foi concentrada na praça do distrito, localizada na avenida Dr. Gustavo Avelino Correia. Os serviços prosseguem nesta sexta-feira (9), a partir das 9 horas.
Além de atender a população com uma série de serviços, o objetivo da prefeitura, com este trabalho integrado, é otimizar as ações e mão de obra, concentrando-as em uma única região de uma só vez, com a consequente redução de custos para estes serviços de manutenção.
O chefe de Gabinete da Prefeitura e coordenador do Movimenta Londrina, Bruno Ubiratan, apontou que a realização dos mutirões traz um impacto positivo nas comunidades, especialmente as mais afastadas do centro urbano. “A Prefeitura de Londrina está vivendo um momento de aproximação das periferias e áreas rurais. A execução destes serviços, muitos deles essenciais e que há tempos não eram efetuados, reflete a visão da atual administração municipal, de implantar um novo tempo em Londrina, com prestação de serviços públicos de qualidade para toda a população”, afirmou.
Um dos moradores da região, o comerciante Marcelo Santos, ressaltou que o mutirão é fundamental para promover melhorias na cidade. Ele lembrou que este tipo de serviço não era realizado há muitos anos na região. “Serviços como tapa-buracos, limpeza de bueiros, substituição de tampas de boca de lobo e melhorias na iluminação ajudarão muito a nossa comunidade”, frisou.
Outro morador, Adalberto Barreto dos Santos, que teve sua pressão arterial aferida pela equipe da UBS local, disse que a ação representa uma oportunidade para a população. “Os serviços vieram em boa hora, pois há bastante tempo não víamos uma ação como esta”, destacou.
Laurindo da Silva, que trabalha na área da agricultura, falou sobre a importância da ação. “As condições de Lerroville estavam bastante precárias e agora estão sendo feitas melhorias”, disse. Ele recebeu, da Sema, uma muda de árvore que, segundo ele, será plantada na vila rural de Lerroville.
Serviços – Estão sendo realizados serviços de tapa-buracos, desentupimento de galerias pluviais, substituição de guias e tampas de boca de lobo, melhorias na iluminação pública, plantio, poda, erradicação de árvores comprometidas e doação de mudas. Se houver necessidade, também será feita a roçagem de espaços públicos.
A população também está podendo apresentar suas demandas com relação ao reforço na sinalização viária e fazer o descarte de equipamentos eletrônicos, por meio da ONG E-Lixo. Os outros serviços ofertados à comunidade, durante a ação são: reparos na iluminação viária, incluindo troca de lâmpadas em ruas e avenidas, e iluminação ornamental, abrangendo espaços públicos como praças, por exemplo.
Para fazer novos pedidos de reparos na iluminação, a população pode fazer a solicitação através do Call Center da Sercomtel Iluminação no número 0800-400-4343, ou por meio do aplicativo “Sercomtel Iluminação”, disponível para aparelhos Android e iOS. A ferramenta é gratuita, funciona 24 horas, e permite o acompanhamento do chamado através do protocolo gerado.
Para que todos estes serviços sejam prestados, estão participando deste mutirão as secretarias municipais de Obras e Pavimentação, do Ambiente, Assistência Social, de Defesa Social, Saúde, Agricultura e Abastecimento, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Sercomtel Iluminação, Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), além de órgãos estaduais como Sanepar, Copel e Polícia Militar. A Sanepar levou equipes para fazer a inspeção da rede de água e esgoto, a Copel realizou a manutenção da rede de alta tensão, e a Polícia Militar intensificou o patrulhamento pelas ruas do entorno.
Saúde – Além destes serviços, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lerroville também está participando, realizando a aferição de pressão arterial da comunidade e o exame de Glicemia Capilar (HGT), para controle glicêmico. A população está recebendo orientações sobre tuberculose e hanseníase e as mulheres são orientadas sobre os exames preventivos do câncer de colo de útero e de mamas.
O setor de Endemias também está presente, desenvolvendo ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta quinta-feira (8) foi montado um espaço de orientação, com exposição do larvário, que demonstra o ciclo do Aedes, e do mostruário do caramujo africano, da esquistossomose e bicho barbeiro. Além disso, os alunos do Colégio Estadual Maria Helena Davatz estão levando oficinas sobre o meio ambiente para a comunidade.
Na sexta-feira (9), será realizado, no local, o “Dia D de combate ao Aedes aegypti”. A partir 10h30 haverá uma passeata com a participação de cerca de 650 pessoas, incluindo os alunos da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto e do Colégio Estadual Maria Helena Davatz. Também participarão a Guarda Mirim de Londrina e a equipe da UBS de Lerroville. O Tiro de Guerra também deverá estar presente. Durante a passeata haverá recolhimento de materiais que podem acumular água e panfletagem. O objetivo é conscientizar a comunidade, a fim de evitar a proliferação do mosquito.
Fotos: Vivian Honorato