Cidade

Sema realiza atividades de Educação Ambiental

Na próxima semana, estudantes participam de ações para conscientização sobre a preservação do meio ambiente

 

A Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) promove, durante a próxima semana, uma série de atividades com alunos da rede pública. As ações têm como objetivo sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Nesta segunda-feira (12), como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães vão participar da atividade “De Olho no Igapó”, no período da manhã.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Queila Spoladore, os alunos irão, em grupos, até o Lago Igapó, para uma sensibilização sobre a questão da qualidade da água. “Os estudantes farão a análise no local, averiguando como está a qualidade da água do lago. E teremos uma roda de conversa para discutir sobre o papel de cada um no cuidado das áreas de preservação, falar sobre questões ambientais e receber as perguntas e dúvidas desses alunos”, contou.

Queila explicou ainda que os estudantes também vão participar de jogos educativos, para que de maneira lúdica eles possam compreender a importância da preservação do meio ambiente. “São conteúdos que eles recebem em sala de aula, de maneira teórica. Com essa atividade, eles vão para a parte prática, e isso contribui muito para o aprendizado, que fica mais rico e eles conseguem fixar melhor”, afirmou.

Biblioteca Móvel – O projeto Biblioteca Móvel Ambiental integra o programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Sema, e tem como objetivo promover a leitura sobre temas relacionados à preservação ambiental.

O ônibus adaptado é equipado para exibição de vídeos, e contém um amplo acervo de livros, revistas, gibis, jogos e outros materiais informativos. Nele, são desenvolvidas diversas atividades educativas como leitura, música, filmes e debates, todos sobre temas voltados às práticas de preservação do meio ambiente.

A Biblioteca Móvel Ambiental estará nesta segunda-feira (12), à tarde, na Escola Municipal Sônia Parreira Debei. Cerca de 40 alunos, das turmas do 3º ano, vão receber orientações e informações sobre educação ambiental. Na quarta-feira (14), é a vez dos alunos do 6º ano da Escola Estadual do Jardim Eldorado. Devem participar da ação cerca de 40 estudantes.

Parque Arthur Thomas – Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Freire irão até o Parque Municipal Arthur Thomas para o projeto “Descobrindo o Parque”. Com visitas monitoradas, os estudantes vão conhecer o local de maneira interativa, aprendendo sobre a história do parque, sua fauna e flora, e aspectos físicos, como relevo e hidrografia. O projeto é realizado desde 1995, e nos últimos nove anos participaram 23.958 alunos.

Na terça-feira (13), pela manhã, irão ao parque 35 alunos do 2º ano. E na quarta-feira (14), participam mais 35 alunos, também do 2º ano. “É uma oportunidade muito rica para que eles possam conhecer e ver a importância desses espaços, e do cuidado com o meio ambiente. É uma vivência muito interessante”, disse Queila.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos