Endemias participa do “Dia da Bondade”
Agentes levarão exposição de endemias e do ciclo do Aedes aegypti; Saúde divulga números da dengue
O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde irá participar da 24ª edição do “Dia da Bondade”, nesta quinta-feira (15), das 9 às 17 horas, no estacionamento do Super Muffato, na Avenida Tiradentes, 2.200, região oeste. Sete agentes estarão no local, com uma exposição de endemias. O objetivo é conscientizar a população sobre a maneira correta de evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Segundo a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos, os agentes levarão a exposição de endemias, que contém o mostruário do caramujo africano, da esquistossomose e bicho barbeiro. Também será montada a exposição do ciclo do Aedes e serão levados materiais lúdicos, que simbolizam alguns criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Os agentes também percorrerão o local, para passar informações à população sobre a dengue e outras doenças como a Leishmaniose”, contou.
Segundo ela, os participantes também irão receber panfletos, que contém orientações sobre as características do mosquito Aedes aegypti, meios de prevenção às doenças, como acontece o ciclo do mosquito e tipos de criadouros. A ação contará com parceria do Depósito São Marcos, que entregará saquinhos de areia para a população, com o objetivo de evitar a proliferação do Aedes nos pratinhos de plantas.
Sobre o “Dia da Bondade” – Realizado anualmente desde 1987 por meio de uma parceria entre o supermercado e a TV Tarobá, com o apoio da sociedade organizada, o Dia da Bondade promove a arrecadação de toneladas de alimentos, roupas e calçados para doações. Durante o todo o dia serão realizados shows e brincadeiras para o entretenimento do público. Além de Londrina, a ação é realizada em outros municípios paranaenses.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (14), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.000 notificações relacionadas à doença. Deste total, 28 casos foram confirmados e 1.669 descartados. Outros 303 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.