Agentes da Sala do Empreendedor participam de capacitação sobre microcrédito
Após o treinamento, os servidores estarão aptos a atuar como agentes de crédito e atender empreendedores de micro, pequeno e médio porte
Servidores que atuam na Sala do Empreendedor da Prefeitura de Londrina participam, nesta semana, do curso de formação de agentes de crédito, em Apucarana. A capacitação é uma realização do Sebrae-PR em parceria com a Fomento Paraná, e o conteúdo inclui análise de crédito, gestão de risco, metodologia de análises e processos da Fomento Paraná. Também serão contemplados conteúdos práticos da rotina do agente de crédito, como inclusão de propostas de financiamento nos sistemas da instituição, processos de cadastro e outros.
O treinamento teve aulas por meio de ensino à distância (EAD), e agora está em sua fase presencial. Participam dois servidores da Sala do Empreendedor de Londrina, juntamente com 24 agentes de outras cidades da região norte do Estado. A expectativa é que eles comecem, nas próximas semanas, a oferecer o microcrédito orientado aos empreendedores de Londrina.
Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Pedro Sella, o microcrédito orientado vai permitir a ampliação dos atendimentos feitos pela Sala do Empreendedor. “Atualmente, nosso foco de atuação são os micro empreendedores individuais (MEIS). Com a opção de oferecer o microcrédito da Fomento Paraná, passaremos a atender todos os empreendedores de Londrina, formalizados ou não”, explicou.
O microcrédito é concedido por meio da Fomento Paraná e inclui não só a concessão de empréstimo com juros mais baixos do que os de mercado, mas também consultorias. “O objetivo é atender não só com as operações de crédito, mas também como mentorias para os empreendedores. O foco do microcrédito orientado é tornar esse recurso algo benéfico para a empresa, contribuindo para o seu crescimento. No curso, os agentes aprendem a avaliar o trabalho da empresa, para desenvolver o negócio da melhor forma e mudar o patamar de faturamento. Assim, de micro empreendedor individual ele poderá se tornar um microempresário, e assim sucessivamente”, contou.
O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel prevê ainda que, por meio da parceria entre Prefeitura de Londrina, Sebrae e Fomento Paraná, a Sala do Empreendedor também passe a oferecer turmas para curso do programa Bom Negócio Paraná. “É uma capacitação voltada ao pequeno empreendedor ou quem quer abrir seu negócio, com aulas sobre gestão empresarial. Os alunos que concluírem o curso também se tornam aptos a obterem o microcrédito orientado”, afirmou.
Microcrédito – O Programa Banco do Empreendedor Microcrédito é uma linha de crédito desenvolvida pela Fomento Paraná, para apoiar o crescimento e fortalecimento de pequenos negócios que movimentam a economia local. O financiamento pode ser concedido a pessoas físicas ou jurídicas, com faturamento bruto anual de até R$ 360.000,00.
Os recursos obtidos por meio do microcrédito orientado podem ser utilizados para capital de giro, como compra de mercadorias para revender e matéria-prima para produzir; investimento fixo, que são obras ou reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos; e investimento misto (combinação dos dois acima). O microcrédito não pode ser destinado a pagamento de dívidas, aquisição de veículos, compra de imóveis ou pontos comerciais, entre outros.
Atendimentos – A Sala do Empreendedor fica localizada no piso térreo da Prefeitura de Londrina, na avenida Duque de Caxias, 635. Os atendimentos são realizados das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Desde o início deste ano, a Sala do Empreendedor já efetuou 7.779 atendimentos e serviços como formalização e abertura de empresas, emissão de notas fiscais, alvarás de licença, entre outros.
A Sala do Empreendedor também oferece orientações para MEIs e microempresários que queiram participar do programa Compra Londrina. A medida visa incentivar os empresários locais a fornecerem produtos e serviços para os órgãos públicos que atuam na cidade. “Nossa equipe passou por um treinamento referente a Compras Públicas, e estão capacitados para atender e orientar todos os empresários que queiram participar dos processos licitatórios do Município e demais órgãos públicos”, destacou Sella.
Foto: Arquivo