Município capacita famílias atendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida
Objetivo é fomentar a participação, geração de renda e inclusão produtiva das famílias beneficiadas com habitação de interesse social
A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), está coordenando a execução de Projetos de Trabalho Social com as famílias que foram beneficiadas com unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida. O trabalho social visa proporcionar o exercício da participação e a inserção social das famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados.
Segundo a assistente social da Cobah-Ld, Edna Braun, todas as atividades oferecidas pelo projeto têm o objetivo de fomentar a participação, geração de renda e inclusão produtiva das famílias beneficiadas com habitação de interesse social. Um dos empreendimentos que já recebeu o trabalho foi o Residencial Nova Esperança, na região sul, onde foram entregues 211 unidades habitacionais entre 2010 e 2013.
Na última quinta-feira (30), os moradores que concluíram os cursos oferecidos pelo projeto participaram de um evento de formatura, com a entrega de certificados, encerrando mais uma etapa deste trabalho. As capacitações foram realizadas durante seis meses. “Foram ofertadas capacitações para fortalecimento da Associação de Moradores, realizadas mobilizações da comunidade com atividades física, lúdicas e culturais, além de curso de geração de trabalho e renda, como corte e costura; informática; culinária; pedreiro e azulejista; manicure e corte de cabelo”, informou Edna.
O mesmo trabalho foi desenvolvido com os moradores do Projeto Quatro Bairros, composto pelo Residencial Portal dos Pioneiros, Abussaf, Morada dos Pioneiros, na região leste, e Jerônimo Nogueira, na região norte. Nestes locais foram atendidas 230 famílias. Além do certificado, os alunos receberam um Kit com os materiais utilizados ao longo do curso, com o objetivo de incentivar a continuidade da atividade aprendida. “A Cohab-Ld agradece o empenho dos técnicos envolvidos e parabeniza os formandos por terem concluído todas as etapas dos cursos”, frisou a assistente social.
Também há previsão de que o trabalho social seja realizado com os moradores do Residencial Vista Bela, na região norte. O projeto está em fase de licitação e deverá atender 2.712 famílias ainda em 2017.
Recursos – Todas as atividades e os cursos foram oferecidos gratuitamente para a comunidade. O recurso é proveniente do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Programa Minha Casa Minha Vida, que destina 1,5% do valor total do empreendimento para a realização do trabalho social com famílias beneficiadas.
Foto: Divulgação