Cidade

Desmame é tema de reunião do Comitê de Aleitamento

Encontro será realizado nesta quarta-feira (12), às 14 horas, no Centro Pastoral

 

calma.ARQUIVO.PO Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma) irá se reunir, nesta quarta-feira (12), às 14 horas, no Centro Pastoral, localizado na Rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco. Durante o encontro os integrantes do Comitê terão um momento científico com o tema “Desmamar é preciso?”, com o médico e psicanalista Marcelo Castro, membro associado da Associação Psicanalítica Argentina e da International Psychoanalytical Asociation.

A coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, destacou que é fundamental que os profissionais de saúde discutam assuntos ligados ao desmame infantil. “Tão importante quanto iniciar a amamentação também é conhecer o processo que deve ocorrer com o desmame em momento oportuno. Por isso, é importante que o profissional possa se inserir no contexto do tema, para ajudar, com maior eficiência, a mulher e a família toda no processo do desmame”, salientou.

O médico e psicanalista, Marcelo Castro, ressaltou que a principal abordagem do momento científico será o significado emocional que o desmame traz para a mãe e para o bebê. “Percebemos que o momento do desmame é muito carregado de tensões, que vão além da questão técnica, pois gera ansiedade para a mãe e para o bebê, que é separado do ato de mamar. É um momento muito intenso, do ponto de vista psicológico, por isso a importância do acompanhamento profissional”, frisou.

O Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizam que a criança seja amamentada exclusivamente até o sexto mês de vida e que receba complementação alimentar apropriada até os dois anos ou mais. O leite materno oferece a proteção imunológica e nutricional que a criança necessita para garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável durante os primeiros dois anos de vida.

SMAM 2017 – Também serão discutidas, na reunião, as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2017, que será realizada de 1 a 7 de agosto. Os integrantes do Comitê irão socializar as ações que serão desenvolvidas por cada instituição, a fim de organizar a divulgação das atividades. Da mesma forma, será repassada a programação do calma, para a Semana.

Sobre o Calma – Integram o Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina, instituições de ensino, assistência e pesquisa em aleitamento materno, como maternidade municipal, filantrópicas e particulares, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades, profissionais autônomos, grupos de apoio ao aleitamento, Pastoral da Criança, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outras.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos