Acesf atende a comunidade do Heimtal neste sábado (15)
Estarão disponíveis diversos serviços, como emissão de guias e boletos, entre outros; atendimento será das 10 às 16 horas
A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) irá atender, neste sábado (15), a comunidade do Patrimônio Heimtal, localizado na região norte de Londrina. A iniciativa faz parte das ações de descentralização da Secretaria Municipal da Fazenda, que objetiva facilitar o acesso do contribuinte aos serviços oferecidos pela Prefeitura de Londrina.
Será na sede da Escola Municipal Padre Anchieta, Rua Domingos Cantagalli, 75, das 10 às 16 horas. No local a Acesf possibilitará à comunidade regularizar a situação cadastral, emitir guias e boletos, tirar dúvidas sobre as concessões, serviços e documentação, além de registrar sugestões de melhorias para o cemitério da região.
Por outro lado, a Secretaria Municipal de Fazenda irá atender os contribuintes que queiram negociar seus débitos com o Município, incluindo as pendências que podem ser solucionadas por meio do Programa de Regularização Fiscal (Profis) 2017. Além disso, os moradores da zona rural poderão solicitar o levantamento de débitos de IPTU, ISS, ITBI, parcelamento de débitos, certidão negativa e alvará de licença.
Cemitério do Heimtal – Devido à relevância história do Cemitério do Heimtal para a cidade, o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), preocupado em fazer a manutenção do local, preservando as características históricas do espaço, convidou o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, para uma reunião. Será na segunda-feira (17), às 14h30 na sede do Cemitério, que fica na Rua Érico Brehner, 331, na região norte. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina ( IPPUL), Nado Ribeirete, também foi convidado a participar.
Segundo Tio Douglas, a reunião objetiva iniciar um Plano de Ação, para que seja feita uma programação do que o órgão pode realizar a médio e longo prazo, para garantir a conservação do local, sem mexer nas características históricas. “Podemos executar, por exemplo, melhorias na pavimentação, calçada, acessibilidade, pintura e iluminação”, destacou. Também se pretende fazer um levantamento para ver se há áreas disponíveis para novos jazigos
Tio Douglas solicitou que os moradores da região se desloquem até o cemitério do Heimtal, no sábado (15), para contar um pouco de suas origens e as histórias de seus familiares enterrados no local. “Queremos contribuir com a cultura de Londrina, mas para isso precisamos de dados e, neste sentido, a participação da comunidade é fundamental”, frisou.
Histórico – O cemitério do Heimtal foi o primeiro da cidade, aberto em meados de 1931, pois o Heimtal é considerado o primeiro núcleo urbano de Londrina, projetado em 1930. O local é de grande relevância histórica para o Município e grande valor afetivo para a comunidade.
Nele estão enterrados muitos dos primeiros habitantes da cidade. Há lápides que apresentam datas (de nascimento) do século 19. Na língua alemã, origem de seus primeiros moradores, Heimtal significa “Morada do Vale”. O cemitério funciona das 9 às 18 horas.




