Prefeitura promove melhorias viárias na região norte
Rua Chupim teve sentido invertido e recebeu sinalização vertical e horizontal; Avenida Saul Elkind terá faixas elevadas em dois pontos diferentes
A Prefeitura de Londrina concluiu, nos últimos dias, os trabalhos de melhorias viárias realizados na Rua Chupim, que fica próxima à Avenida Saul Elkind, na região norte da cidade. O projeto foi feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e executado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Dentre as intervenções feitas no local, estão a sinalização viária vertical e horizontal, envolvendo pinturas e legendas no piso e colocação de placas de trânsito, além da delimitação de áreas de estacionamento. A principal mudança foi inversão de sentido desta rua, que antes era uma via de mão dupla e agora passa a ter mão única.
De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Oliveira Pacheco, as melhorias vão proporcionar mais mobilidade e fluidez ao trânsito dessa região. “Trata-se de uma rua estreita e que possui grande fluxo de veículos diariamente. Após os pedidos da comunidade, o Ippul desenvolveu e encaminhou um projeto e a CMTU o implementou. As melhorias vão proporcionar mais segurança a motoristas e pedestres que utilizam a rua”, comentou.
Os trabalhos realizados na Rua Chupim atendem a reivindicações de comerciantes e empresários locais e representantes de uma associação de bairro, que se reuniram, em junho, com lideranças do Município. No encontro, os participantes manifestaram uma série de demandas ao poder público para trazer soluções a problemas antigos que afetam o trânsito da região norte.
Saul Elkind – Outras reivindicações feitas pela comunidade da região norte, voltadas a área de trânsito, também devem ser atendidas pelo Município em breve. O Ippul, por meio de sua Diretoria de Trânsito, já finalizou os projetos para a instalação de duas faixas elevadas em dois pontos importantes da Avenida Saul Elkind, principal via da região. Uma das faixas será colocada em frente às unidades de serviços do Sistema Fecomércio Sesc/Senac Paraná, ponto de grande tráfego de veículos e pedestres.
A outra faixa elevada ficará em frente ao número 430 da avenida, em uma área que também conta com fluxo intenso de veículos. A intenção é aumentar a segurança do trânsito no local.
A diretora de Trânsito e Sistema Viário do Ippul, Denise Ziober, ressaltou que a Avenida Saul Elkind possui um alto fluxo de veículos e pedestres, acrescido de um grande volume de veículos pesados como caminhões e carretas, que utilizam a via como passagem para as cidades vizinhas. “Uma das formas para reduzir os riscos pode ser a instalação de radares fixos”, frisou.
Fotos: Vivian Honorato