Educadores em Endemias realizam palestra em empresas locais
Interessados em agendar palestra, exposição, bate-papo e orientações com os agentes de endemias podem entrar em contato pelo 0800 400 1893
Mesmo nos dias mais frios do ano, os agentes municipais de Endemias estão trabalhando com medidas preventivas e de conscientização sobre os riscos de doenças endêmicas em Londrina. A próxima ação será realizada nesta quinta-feira (20), das 9h às 13h30, na sede de uma empresa situada à Avenida Esperanto, 703, Cilo ll, região norte.
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde vão até o lugar conversar com 80 colaboradores sobre as formas de prevenir o aparecimento de transmissores e hospedeiros de doenças endêmicas como a Doença de Chagas, Leishmaniose, Dengue, Zika, Febre Amarela, Chikungunya e Esquistossomose.
A intenção é que os funcionários possam ajudar na divulgação das informações recebidas por meio da palestra, dos mostruários, dos larvários, dos materiais lúdicos e dos panfletos para seus familiares e comunidade do bairro em moram. Com isso, a Prefeitura espera que os números dessas endemias não aumentem consideravelmente durante o período mais quente do ano.
Para isso, a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, pretende mostrar à população que mesmo nos dias frios os transmissores de doenças endêmicas conseguem se reproduzir, bastando apenas um recipiente que acumule água parada. “O ciclo do Aedes aegypti demora para se desenvolver no período mais frio, mas mesmo no inverno ele acontece. Por isso, é importante que as pessoas, quando limparem pratos de plantas e outros locais que acumulem água e que tenham focos do mosquito, joguem a água na terra e não na pia, porque pela rede de esgoto ele se reproduz. Além disso, devem passar uma esponja para eliminar os ovos também”, explicou.
Como agendar uma palestra – Os empresários que querem agendar um horário para o recebimento de palestras, trabalhos orientativos, bate-papos, exposições e outras ações da Secretaria Municipal de Saúde devem telefonar para o Disque Dengue (0800 400 1893), das 12h às 13h30, ou pelo (43) 3372-9427. Todos os serviços prestados pelos agentes de endemias nas empresas é gratuito. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito, das 8h às 13h30.
Atendimentos em números
De janeiro até dia 10 de julho, os agentes municipais de endemias realizaram 51 palestras, onde 2.293 pessoas participaram. Com relação a feiras e exposições, foram desenvolvidas 62 atividades, envolvendo mais de 4.500 cidadãos que receberam informações. Já em trabalhos de divulgação diretamente com a população dos bairros, mais de 60 mil pessoas foram orientadas. Ao todo, mais de 1.600 ações dos agentes municipais de endemias atingiram quase 70 mil pessoas.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (19), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.157 notificações relacionadas à doença. Deste total, 29 casos foram confirmados e 1.928 descartados. Outros 200 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.