Profissionais das Unidades Básicas de Saúde podem se inscrever para atualização de conhecimentos sobre o combate ao fumo
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS), está com as inscrições abertas para a capacitação sobre tabagismo que será concedida aos profissionais de nível superior da pasta. Elas prosseguem até dia 15 de agosto, se restarem vagas. Até o momento, há 32 vagas de um total de 80 que foram abertas. A inscrição é gratuita, assim como a capacitação.
Podem participar médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de nível superior dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para se inscrever no curso “Abordagem Intensiva para o Tratamento do Fumante” é necessário acessar a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponível no portal interação dos funcionários da Prefeitura de Londrina (interacao.londrina@pr.gov.br).
As aulas acontecerão nos dias 15, 17 e 23 de agosto no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB-UEL). Das 7h30 às 13h, os participantes terão acesso as informações de base para a atuação e desenvolvimento de grupos de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso, conteúdos como o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA); estudos de caso; pesquisas sobre os fatores dificultadores da promoção da cessação do tabagismo e legislações e portarias da área serão trabalhados durante o curso. Ele será ministrado por profissionais do Hospital do Coração (HC) em conjunto com servidores da DASP e da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo do curso é atualizar os conhecimentos daqueles que ofertam os grupos de apoio nas UBS, por meio da abordagem cognitiva comportamental. De acordo com a coordenadora da saúde do adulto da Secretaria de Saúde, Juliana de Oliveira Marques, o foco é o trabalho na mudança de hábitos dos fumantes. Por isso, a abordagem utilizada pela rede municipal de saúde é a cognitiva comportamental, que une os conhecimentos de várias áreas com troca de experiências dos participantes.
Em Londrina, trimestralmente, são desenvolvidos cerca de 15 grupos que trabalham o tabagismo com a população. Os cidadãos que almejam deixar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, caso não haja grupo de apoio nesta unidade, será encaminhado para os grupos agendados do Hospital do Coração.