Capacitação sobre tabagismo está com inscrições abertas - Blog Londrina
CidadãoCidade

Capacitação sobre tabagismo está com inscrições abertas

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde podem se inscrever para atalização de conhecimentos sobre o combate ao fumo

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde podem se inscrever para atualização de conhecimentos sobre o combate ao fumo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS), está com as inscrições abertas para a capacitação sobre tabagismo que será concedida aos profissionais de nível superior da pasta. Elas prosseguem até dia 15 de agosto, se restarem vagas. Até o momento, há 32 vagas de um total de 80 que foram abertas. A inscrição é gratuita, assim como a capacitação.

Podem participar médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de nível superior dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para se inscrever no curso “Abordagem Intensiva para o Tratamento do Fumante” é necessário acessar a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponível no portal interação dos funcionários da Prefeitura de Londrina (interacao.londrina@pr.gov.br).

As aulas acontecerão nos dias 15, 17 e 23 de agosto no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB-UEL). Das 7h30 às 13h, os participantes terão acesso as informações de base para a atuação e desenvolvimento de grupos de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso, conteúdos como o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA); estudos de caso; pesquisas sobre os fatores dificultadores da promoção da cessação do tabagismo e legislações e portarias da área serão trabalhados durante o curso. Ele será ministrado por profissionais do Hospital do Coração (HC) em conjunto com servidores da DASP e da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do curso é atualizar os conhecimentos daqueles que ofertam os grupos de apoio nas UBS, por meio da abordagem cognitiva comportamental. De acordo com a coordenadora da saúde do adulto da Secretaria de Saúde, Juliana de Oliveira Marques, o foco é o trabalho na mudança de hábitos dos fumantes. Por isso, a abordagem utilizada pela rede municipal de saúde é a cognitiva comportamental, que une os conhecimentos de várias áreas com troca de experiências dos participantes.

Em Londrina, trimestralmente, são desenvolvidos cerca de 15 grupos que trabalham o tabagismo com a população. Os cidadãos que almejam deixar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, caso não haja grupo de apoio nesta unidade, será encaminhado para os grupos agendados do Hospital do Coração.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos