Inscrições para o 1º Festival de Música encerram na segunda-feira (31)
Estudantes de escolas públicas e particulares, assim como cantores e músicos profissionais podem inscrever músicas que abordem a cultura da paz e do diálogo
Encerram, na segunda-feira (31), as inscrições do 1º Festival de Música organizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), em parceria com a ONG Londrina Pazeando. Para participar é preciso elaborar uma música que fale sobre a cultura da não-violência.
Os interessados maiores de 18 anos devem se inscrever no Compaz, que fica na sede do Sincoval, na Rua Governador Parigot de Souza, 220. Aqueles que se encaixam nas categorias infantil (crianças de até 12 anos) e adolescente (de 12 a 18 anos de idade), podem fazer a inscrição nas escolas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Núcleo Regional de Educação e do SINEPE. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição e gravar a música inédita, de até 5 minutos, em CD ou DVD. Os aparelhos celulares podem ser utilizados para a gravação dos produtos.
Podem participar estudantes das escolas públicas e particulares, assim como cantores e músicos profissionais. Para isso, é preciso enviar materiais de qualquer ritmo como sertanejo, pop, rock, rap, pagode e outros, desde que eles abordem a cultura de paz e da justiça restaurativa. O regulamento completo está disponível no site www.londrinapazeando.org.br, na seção “Campanhas”.
Para o coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luís Claudio Galhardi, é importante realizar campanhas como essa, pois elas estimulam os jovens a repensarem o mundo em que vivem e, assim, mudarem o seu comportamento e ajudarem na transformação da comunidade em que estão inseridos em prol de uma cultura do diálogo e da paz. Além disso, o festival visa dar visibilidade aos jovens músicos de Londrina
Quem deseja se inspirar para escrever as letras das músicais pode utilizar o material de apoio disponível no site do Londrina Pazeando e no canal do You Tube, clicando em “Canal de Músicas”. A intenção é que crianças, adolescentes e adultos componham letras e melodias que estimulem o respeito entre as pessoas, a cooperação entre as nações, o fim do preconceito e da discriminação entre classe, gêneros e raça, e que promovam o diálogo como solução para os conflitos e o fim da violência. A expectativa é que o festival estimule a reflexão e a mudança do comportamento com relação a cultura da não-violência.
Todo o material enviado será analisado por uma comissão técnica que avaliará os melhores trabalhos. Eles vão se apresentar durante o 1º Festival de Música, que acontecerá no dia 28 de setembro, a partir das 19 horas, na Igreja Nova Aliança, na Rua Cuiabá, 48, esquina com Rio Grande do Norte, no Centro. De forma paralela será realizada a 13ª Noite da Cultura de Paz.
Durante o festival, os participantes também poderão assistir ao lançamento do videoclipe do Movimento pela Paz, com letra de Tinho Lemos e execução de diversos cantores da cidade. As bandas e os músicos terão suas apresentações gravadas e postadas no canal da organização Londrina Pazeando, no You Tube e poderão ser utilizadas pelo Movimento pela Paz, na divulgação das ações em prol do desenvolvimento da cultura de paz.