Com objetivo de atrair indústrias, prefeito apresenta potencial de Londrina a empresários japoneses
A apresentação foi feita na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, para três grandes empresas do setor de alimentos
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, liderou nesta terça-feira (1º), uma comitiva de autoridades londrinenses em São Paulo (SP), para apresentar o potencial do município para empresário japoneses. A apresentação foi na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, voltada especificamente para três maiores empresas japonesas do setor de alimentos no Brasil: Ajinomoto, Mitsui Alimentos e NH Foods.
A reunião foi viabilizada pelo presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Mário Takahashi, além dos vereadores Jairo Tamura e Eduardo Tominaga (presidente da Comissão de Segurança e 2º secretário da Mesa Executiva, respectivamente), que integraram a comitiva e facilitaram este encontro entre o prefeito e os empresário.
Durante a reunião, Marcelo apresentou as potencialidades econômicas e as belezas naturais de Londrina. O prefeito fez questão de salientar a importância do município no cenário nacional e a sua posição estratégica, localizado em uma área de mil quilômetros que concentra 70% do PIB do Brasil. O município está no centro do corredor bioceânico Atlântico-Pacífico. Enfatizou ainda o potencial do setor agropecuário que Londrina e região possui, principalmente na produção de grãos e carnes que acabam abastecendo o mercado japonês.
“Londrina é uma cidade moderna, com excelente qualidade de vida para nossos habitantes. Graças aos nossos parques e fundo de vales preservados, além da proteção de nossos mananciais de água. E para o desenvolvimento socioeconômico, contamos com uma excelente localização geográfica e somos polo em tecnologia da informação. Temos a única empresa de telecomunicações pública do Brasil, que é a Sercomtel. Possuímos um polo educacional muito forte, com universidades e faculdades. Há centros de pesquisas de renome internacional como a Embrapa-Soja e o Iapar, favorecendo a implantação de novos empreendimentos na cidade. Sem falar no moderno parque tecnológico que vem atraindo novos investimentos para o setor”, destacou.
A comitiva londrinense foi recebida pelo presidente do Departamento de Gêneros Alimentícios e diretor-presidente da Ajinomoto do Brasil, Masayoshi Kurosaki, tendo a participação dos vice-presidentes da entidade, Hideki Furuhata (Matsui Alimentos) e Sosuke Akimoto (Kikkoman), os membros-representantes Hiromichi Seki (Ajinomoto do Brasil), Hideyuki Ozaki (Azuma Kirin), Yoshisato Esaka (Companhia Iguaçu de Café Solúvel), Taro Takahashi (Harald), Yashushiro Hirabayashi (Mitsubishi Corporation do Brasil), Paulo Tsukamoto (Nagase do Brasil), Atsushi Nemoto e Koku Mina (Yakult), Masao Mitsuhiro (Embaixada do Japão no Brasil), Takeshi Aihara (vice-cônsul do Consulado-Geral do Japão em São Paulo), pelo secretário-geral Fijiyoshi Hirata e o assessor administrativo, Seidi Kusakano.
Na comitiva londrinense, acompanharam o engenheiro agrônomo Guilherme Casanova Júnior, representando a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Pedro José Granja Sella, diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e Megumi Goto Hayashi, intérprete representando a Agência Terra Roxa.
Fotos: Rubens Ito/divulgação




