Bibliotecas das regiões norte e oeste recebem contação de história
As atividades ocorrem nesta quinta-feira (10), nas bibliotecas do CEU e Lupércio Luppi; ações integram o projeto “Toda Quinta tem História”
A Biblioteca Pública Municipal Lupércio Luppi recebe nesta quinta-feira (10), às 14 horas, mais uma etapa do projeto “Toda Quinta tem História”, iniciativa da Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura. Dessa vez, o espaço traz ao público a contação da história “Os Direitos das Crianças”, de Ruth Rocha. Pessoas de todas as idades podem participar do encontro, que é gratuito e não tem necessidade de inscrição prévia. A biblioteca fica na Avenida Saul Elkind, 790, região norte.
A contação das histórias trabalhadas neste projeto é feita pelos professores Paulo Tio e Marise Garcia, que desenvolvem narrativa e dramatização a partir de uma abordagem interativa que conta com elementos como fantasias, cenários e personagens representados com diversos materiais reciclados. O objetivo do projeto é incentivar a prática da leitura junto à comunidade londrinense, por meio de ações acessíveis que atendem à proposta de estimular a criação de leitores com perfil mais crítico, flexível e autônomo.
Desde o início da ação, em abril de 2017, a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura já desenvolveu cerca de 25 encontros do projeto “Toda Quinta tem História”, abrangendo todas as unidades que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas, com alcance em diferentes regiões de Londrina. Em média, de 25 a 30 pessoas participam das atividades, que tem como público principal os alunos de escolas municipais na faixa etária de 5 a 10 anos.
No livro “Os Direitos das Crianças”, a autora Ruth Rocha faz uma declaração dos direitos da criança em forma de poema, abordando o que não pode faltar durante a infância. Um apêndice apresenta momentos decisivos da história da conquista dos direitos infantis, como a criação da Unicef e a promulgação no Brasil do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Biblioteca CEU – Também na quinta-feira (10), às 10 horas, a mesma atividade de contação de história do livro será realizada na biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizada na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, no Jardim Santa Rita I, região oeste da cidade.
Foto: Arquivo