Alunos recebem prêmio do Festival Londrinense de Matemática
Intenção do evento é estimular as crianças a gostarem da matemática e auxiliar na aprendizagem da disciplina
Na manhã desta segunda-feira (14), cerca de 40 alunos da rede municipal de ensino receberam um prêmio do 1º Festival Londrinense de Matemática, realizado de abril a agosto de 2017. O prêmio foi entregue pelo prefeito Marcelo Belinati, pela secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e pelo deputado federal, Alex Canziani.
Ao todo, nove escolas municipais foram campeãs durante o festival e receberam troféus de reconhecimento. Cada professor de matemática dessas unidades recebeu dois ingressos para assistir à apresentação do Circo da China, no próximo dia 26 de agosto. As diretoras e as coordenadoras da área também ganharam um ingresso cada uma e as crianças vitoriosas foram presenteadas com três entradas para a apresentação circense.
Durante a premiação, o prefeito falou a respeito do estímulo que as crianças recebem quando há premiações como a do Festival de Matemática. “Isso além de fazer a garotada entender o espírito de equipe e de trabalhar junto, incentiva a estudar. Muitas vezes, o que você acha que é uma dificuldade, não é nada daquilo. Essa premiação vai servir de estímulo para os colegas estudarem e se dedicarem para quem sabe no ano que vem estarem aqui recebendo essas premiações”, afirmou.
A secretária municipal de Educação explicou que o festival tem um diferencial que é o trabalho lúdico feito com os alunos. Para isso, as crianças do quinto ano foram divididas em grupos com quatro participantes cada. Através de jogos, precisavam resolver problemas matemáticos, o que as ajudou no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina. “O festival tem uma diferença interessante que são equipes competindo entre si e eles juntos se ajudam e resolvem os problemas. Todo mundo participou do processo, inclusive escolas da zona rural, o que para nós é uma grande alegria”, frisou.
Durante o evento, o deputado federal, Alex Canziani, explicou que os dois maiores eventos relacionados à matemática estão acontecendo, no Brasil, entre este ano e o próximo, o que estimula o estudo da matemática. “O Brasil recebeu há poucos dias a Olimpíada Internacional de Matemática no Rio de Janeiro e, em 2018, o Brasil receberá o Congresso Mundial de Matemática, onde matemáticos do mundo inteiro estarão unidos para discutir a questão e os projetos da área. Jamais o hemisfério sul havia recebido esses encontros que são os dois maiores eventos de matemática do mundo. Isso é importante, porque essa matéria está presente em tudo na nossa vida e quanto mais pudermos estimular as crianças a gostarem dela, mais oportunidades elas terão”, ressaltou.
Ao todo, quase 4.500 alunos se inscreveram para participar do Festival, sendo que 63 escolas tiveram seus representantes. Para a professora da Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro, Adriana Paula dos Santos Silva, o festival ajudou a disseminar o gosto pela disciplina e o interesse dos alunos pela matéria que é conhecida por ser mais complexa. “A atividade foi interessante. Ela motivou os alunos a participarem, porque conforme a gente foi passando das fases, eles foram ficando mais envolvidos e despertou muito o interesse pela matemática. Eles a viram de forma mais divertida”, acredita a professora.
As alunas do quinto ano da Escola Municipal Arthur Thomas, Giovana Dezanete e Isadora Costa, falaram sobre a alegria de receber o troféu para escola. “Estou me sentindo muito feliz. Só não gostei muito porque a gente ficou em terceiro lugar, mas a gente participou. Queria ter ganhado em primeiro. Matemática é minha matéria favorita”, disse Giovana. Já para Isadora o prêmio traz alegria e incentivo. “Com a premiação para quem se esforça, você se sente mais motivada para continuar a fazer e estudar e motiva os outros que não se esforçaram tanto. Se puder participar ano que vem a gente vai tentar”, disse.
Histórico – O evento ocorreu em etapas, em que os alunos participaram de um jogo e resolveram 10 problemas. A etapa experimental, “Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na sala de aula I”, aconteceu em abril e foi um período de experimentação e adaptação à metodologia para o trabalho com jogos e resolução de problemas em grupos.
De 2 a 5 de maio foi realizada a fase “Vivenciando Jogos e Resolução de Problemas na sala de aula II”, onde se deu o início oficial ao Festival, seguida pela seleção das equipes finalistas para a etapa regional. De 22 a 26 de maio, cinco escolas da rede municipal (regiões norte, sul, leste, oeste e rural) participaram com duas turmas de quatro alunos (manhã e tarde), em que eles receberam medalhas da etapa regional. A última fase do Festival Londrinense de Matemática aconteceu em 2 de agosto, quando todos ganharam um jogo matemático.
Fotos: Vivian Honoroto