Alunos de escola municipal aprendem sobre programa de reciclagem
Cinco turmas da unidade escolar conheceram a Cooper Região, e nesta quarta-feira (16), conversam com vereadores sobre o tema
Os alunos da Escola Municipal Professor Doutor Carlos da Costa Branco participam, nesta quarta-feira (16), de uma bate-papo com o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, o vereador Ailton Nantes. A visita foi motivada por uma carta, escrita por três estudantes, que questionaram os vereadores da cidade sobre projetos relacionados à reciclagem no município. A escola fica na Rua Paris 515, no Jardim Piza, na região sul.
No primeiro semestre deste ano, cinco turmas do terceiro ano da escola participaram de aulas de campo para aprender mais sobre o meio ambiente. Os 125 alunos visitaram a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooper Região), e lá foram impactados com a importância do trabalho dos recicladores.
Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Bruna Ester Yamashita, as aulas em campo têm o objetivo de complementar a aprendizagem, de acordo com o conteúdo trabalhado em sala. “Para culminar o tema do meio ambiente, foi organizada a visita até a cooperativa, onde os alunos foram muito bem recebidos e aprenderam detalhes do processo de coleta, classificação, separação e transformação dos recicláveis”, contou.
Bruna explicou que as crianças ficaram impressionadas com a visita, o que gerou novas discussões sobre o tema em sala de aula. “As professoras ensinaram que a destinação correta do lixo envolve também a responsabilidade de cada um, e eles ficaram pensando no que poderiam fazer para melhorar essa situação. Por isso, os alunos decidiram perguntar aos vereadores, através de uma carta, se há um projeto em Londrina para melhorias na questão da reciclagem. E essa resposta será dada às crianças amanhã, nessa visita”, afirmou.
A coordenadora pedagógica ressaltou que as aulas de campo com os alunos, não só a cooperativa de recicláveis, mas também a Sanepar, contribuíram para transformar em experiência de vida o conteúdo clássico apreendido em sala. “Nós desenvolvemos na escola o projeto Lixo Zero, com separação do lixo orgânico, reciclado e rejeitos. Todos os dias, o material que vai para a composteira é pesado, e os alunos discutem esse resultado em sala, avaliando o quanto está sendo descartado no mês, comparando com dados anteriores e discutindo a questão do desperdício. Esse trabalho permite que eles realmente aprendam que o que consideramos lixo, pode ser reaproveitado”, frisou.
Outras atividades também são realizadas com as demais turmas, de acordo com a faixa etária das crianças e também com o conteúdo programático utilizado na sala de aula. “Os temas são variados, como insetos, dinossauros, arte, planetas. Tudo é adequado à faixa etária de toda escola, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental”, disse Bruna.
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