Cidade

Agentes da Guarda Municipal são capacitados para se comunicarem em LIBRAS

Capacitação é feita por José Henrique de Souza, instrutor da língua e agente da GM, que de forma voluntária ensina os colegas de trabalho

 

Agentes do Grupamento Escolar da Guarda Municipal de Londrina estão sendo capacitados para se comunicarem através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As aulas estão sendo ministradas por José Henrique de Souza, instrutor da língua e agente da GM, que de forma voluntária ensina os colegas de trabalho por acreditar que a inclusão através do conhecimento pode fazer a diferença no cotidiano das equipes.

A Língua Brasileira de Sinais tornou-se o meio de expressão e comunicação oficial da comunidade Surda a partir do ano de 2002, através da popularmente conhecida como lei de LIBRAS, 10.436/2002. A partir disso ficou obrigatória a difusão da língua pelo poder público. O agente responsável pelo projeto na Guarda Municipal de Londrina avalia que o reconhecimento legal foi uma conquista. “Eu acredito que foi um grande avanço para a comunidade Surda. Mas ainda é possível avançar ainda mais, por isso que eu tomei a iniciativa de disseminar o conhecimento dentro da nossa instituição. Os agentes da Guarda Municipal estão presentes todos os dias na comunidade e é muito importante que eles estejam capacitados nesse sentido”, pontuou De Souza.

A capacitação aborda os elementos básicos da LIBRAS. Contexto histórico, legislação e práticas de sinais cotidianos. O curso tem a duração de 20h aula divididos em 2 horas por semana. Ao final da capacitação os agentes receberão um certificado através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos