Consultoria e Plano de Recuperação darão sustentabilidade à empresa, aposta Sercomtel
Na prática, nada muda para os clientes da Sercomtel por conta do monitoramento da Agência
A Sercomtel Telecomunicações avaliou como dentro do previsto o resultado da reunião realizada nesta quinta-feira, 24, à tarde, pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que decidiu pela instauração de processo para a apuração, em caráter definitivo, da capacidade econômico-financeira da empresa para manter a prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).
Desde maio deste ano, a Agência Reguladora já vinha realizando um monitoramento mais rígido em relação ao período de 2012 até 2015. A Sercomtel, inclusive, já havia atendido à exigência do órgão e apresentado um Plano de Recuperação.
“O resultado veio exatamente dentro do que prevíamos, porque a Anatel já havia deixado claro que estava insatisfeita com as contas desde 2009 e, mais especificamente, no período compreendido entre 2012 e 2015. Quando assumimos em janeiro deste ano, tivemos o cuidado de, primeiro tomar pé cautelosamente de todos os números, e, em seguida, fizemos um alerta sobre a situação financeira da empresa. À época fomos criticados por isso, mas entendo que a transparência é sempre a melhor escolha”, esclareceu o presidente da Sercomtel, Luis Carlos Adati.
De acordo com Adati, a decisão de prosseguir com o monitoramento rígido, sem partir para uma medida mais drástica, é resultado de reuniões de trabalho em que foi apresentado o Plano de Recuperação, já com várias medidas em execução, e também da proposta de realização de uma Consultoria de nível internacional, com expertise em mercado de telecomunicações.
“Posso dizer que houve um voto de confiança diante de um cenário mais drástico que poderia se impor. Esperamos que a Consultoria traga um novo olhar sobre procedimentos internos e nos ajude a construir caminhos que levem à troca de modelos de negócios, que precisam estar muito mais voltados para a tecnologia do que à própria telefonia. Com tudo sincronizado, acreditamos que a Copel terá condições de fazer os aportes de capital tão necessários”, salientou.
O presidente da Sercomtel detalha que, desde janeiro, quando assumiu a companhia, deu início a um trabalho árduo de revisão e reconstrução de ações e custos da empresa. “Começamos por revisar os contratos de cada fornecedor, checamos as alternativas comerciais, os detalhes das operações, as questões trabalhistas, fiscais. Enfim, mergulhamos fundo nos problemas encontrados e já implantamos mudanças, que englobam a revisão de contratos e de processos”, acrescentou.
Atendimento aos clientes– Na prática, nada muda para os clientes da Sercomtel por conta do monitoramento da Agência. A qualidade dos serviços da telefonia fixa foi referendada pela própria Anatel no quesito qualidade da telefonia fixa.
Em abril deste ano, a Anatel divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade de 2016 e a Sercomtel foi a operadora mais bem avaliada pelos consumidores no quesito satisfação com os serviços. “Inclusive estamos com campanhas de sucesso no ar, que tem tido ótimo retorno pelo custo-benefício: a Box Promo Mais e a SuperPré-internet”, disse Adati.
A nota oficial divulgada pela Anatel sobre a análise das contas da Sercomtel até o ano de 2015 pode ser acessada pelo endereço http://www.anatel.gov.br/institucional/component/content/article?id=1721.




