Endemias realiza passeata com alunos de escola municipal
Intenção é integrar os estudantes com a comunidade, para chamar a atenção sobre os problemas ocasionados pelo lixo armazenado de forma inadequada
Nesta quinta-feira (31), das 8 às 11 horas, a setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover uma passeata de combate ao Aedes aegypti com os alunos da Escola Municipal Neman Sahyun. A ação acontecerá em torno da unidade escolar, que fica na Rua Dr. Ternura, 450, região norte.
A educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, informou que o objetivo da iniciativa é integrar os alunos com a comunidade, para chamar a atenção sobre os problemas ocasionados pelo lixo armazenado de forma inadequada. Deverão participar da atividade cerca de 390 estudantes.
Segundo Lucimara, os alunos já receberam informações teóricas sobre os tipos de criadouros, as doenças provocadas pelo Aedes e o seu ciclo. “Além de ser tornarem possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti, o lixo ocasiona a proliferação de baratas, ratos, escorpião, aranha, que transmitem doenças. Nossa intenção é chamar a atenção da comunidade, pois qualquer plástico ou recipiente descartados em local inadequado pode se tornar um criadouro para o Aedes”, enfatizou.
Movimenta Londrina – O setor de Endemias também participará do mutirão de serviços “Movimenta Londrina”, nesta quinta e sexta-feira (31 de agosto e 1 de setembro), a partir das 9 horas, no Parque Ouro Branco, região sul. O ponto de encontro será na praça localizada na rua Flor do Campo com a rua Flor dos Alpes, em frente à Igreja Católica.
Será levada a exposição de endemias, que contém o mostruário bicho barbeiro e caramujos africanos e da esquistossomose. Também estarão expostos o larvário, com as fases do mosquito, e materiais lúdicos que simbolizam alguns criadouros. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre os cuidados cruciais para evitar a proliferação do Aedes e outros insetos.
Foto: Ilustrativa




