Regiões norte e sul recebem ações educativas sobre o Aedes aegypti

Atividades ocorrem nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1); Saúde também divulgou os números semanais da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realiza nesta quinta-feira (31) uma passeata de conscientização sobre o Aedes aegypti com a comunidade da região norte de Londrina, envolvendo alunos e professores da Escola Neman Sahyun, no Conjunto Habitacional Ruy Virmond Carnascialli. A ação irá ocorrer das 8h30 às 11 horas, com a participação de cerca de 392 estudantes, abrangendo a faixa etária de 5 a 14 anos. O ponto de encontro será a própria sede da unidade escolar, que fica na Rua da Ternura, 450.
A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, informou que a passeata vai percorrer as ruas do entorno da escola para chamar a atenção da comunidade com a entrega de panfletos e o uso de cartazes e mensagens de alerta sobre os perigos do mosquito. “Os pais e familiares dos alunos também foram convidados a participar da atividade, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção contra o Aedes, vetor que pode transmitir doenças como a dengue, a chikungunya e o zika vírus”, disse.
Antes da passeata, a escola já havia desenvolvido anteriormente, em parceria com o setor de Endemias, atividades teóricas para abordar o tema e instruir os alunos sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, como o descarte de materiais que podem acumular água e a limpeza adequada de quintais. “A passeata será uma etapa prática, na qual os alunos poderão interagir com a população da região e ajudar a multiplicar as informações para fortalecer o combate à dengue na cidade”, completou.
Movimenta Londrina – Nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1), a equipe de Endemias também participará da próxima edição do mutirão de serviços “Movimenta Londrina”, que será realizado no Parque Ouro Branco, região sul, a partir das 9 horas. O ponto de encontro será na praça localizada na rua Flor do Campo com a rua Flor dos Alpes, em frente à Igreja Católica.
Das 9 às 13h30, os agentes vão orientar a população sobre o Aedes aegypti e as doenças que este provoca, como dengue, zika vírus e febre chikungunya. Irão acompanhar esta e outras ações cerca de 400 alunos, da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano e do Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora do Carmo. Pais e familiares dos alunos também estão sendo mobilizados para participar das atividades.
De acordo com Lucimara, a intenção é reforçar a divulgação junto à comunidade. “Para isso, será montada uma exposição com maquetes, larvário e materiais lúdicos para mostrar o ciclo evolutivo do vetor e também os principais objetos suscetíveis de se tornarem criadouros”, contou.
O mutirão “Movimenta Londrina” é uma realização da administração municipal, em parceria com o governo do Estado, visando promover maior aproximação do poder público com a comunidade. As atividades dessa etapa, no Parque Ouro Branco, comemoram os 50 anos do bairro, celebrados em setembro. Será realizada uma série de serviços e melhorias envolvendo secretarias e órgãos municipais. Mais detalhes podem ser acessados neste link goo.gl/G4Te5M .
Números da dengue – Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço semanal com os dados relacionados à dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.354 notificações relacionadas à doença. Deste total, 31 casos foram confirmados e 2.153 descartados. Outros 170 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.




