Endemias promove ação de combate à dengue na região sul
Estudantes terão acesso a materiais que ilustram o ciclo de vida do Aedes aegypti e alguns tipos de criadouros
O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizará na terça-feira (5) ações de conscientização sobre o Aedes aegypti, o mosquito da dengue. O trabalho será feito com alunos da Escola Municipal Cláudio de Almeida, que fica na Rua Agnelo Teodoro de Paula, 477, região sul. A ação será das 8h30 às 11h30 e levará aos estudantes materiais que ilustram o ciclo de vida do mosquito e alguns tipos de criadouros. Cerca de 300 alunos da escola, de 6 a 14 anos, participarão da atividade.
Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, o intuito da atividade é conscientizar os alunos sobre a necessidade de evitar a proliferação do Aedes. Em sala, primeiramente, os agentes darão uma palestra e, após essa introdução teórica, os alunos terão contato com maquetes explicativas sobre o mosquito e conhecerão no larvário o seu ciclo de vida, desde a larva. “Nós vamos montar também uma exposição, porque é bem lúdico e as crianças gostam bastante. Além disso, teremos maquetes sobre os quintais certos e errados”, acrescentou.
A educadora em Endemias ressaltou ainda a importância da interação com a comunidade. Os agentes levam para a escola a proposta de sair com os alunos para uma visita ao bairro. “É uma maneira de chamar a atenção da população para a questão do combate à dengue”, afirmou.
Sobre o trabalho com as crianças, Lucimara atenta para o papel delas que, após aprenderem mais sobre o mosquito e as formas de proliferação, passam a cobrar também dos pais e outros familiares ações de prevenção.