Escolas municipais participam da “10ª Mostra Meio Ambiente – Melhores Práticas”
O concurso visa a valorização das boas práticas ambientas desenvolvidas na rede municipal; melhores trabalhos receberão prêmios e certificado
Três escolas municipais de Londrina participarão da “10ª Mostra Meio Ambiente – Melhores Práticas”, que será realizada durante a 15ª edição da festa Londrina Matsuri, que irá ocorrer de 7 a 10 de setembro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Do início ao encerramento da festa, haverá um espaço reservado para a exposição de trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos do 1º ao 5º ano. Objetivo é valorizar as boas práticas ambientais e ressaltar a importância do trabalho de educação ambiental realizado pelos professores.
Participam desta edição as escolas municipais Atanázio Leonel (região norte), com o projeto “Ludicidade e Sustentabilidade na Escola”; Maria Irene Vicentini Theodoro (região leste), trazendo o tema “Verde que Te Quero-Quero”; e Eugênio Brugin (região sul), apresentando o trabalho intitulado “Meio Ambiente: atitudes para sua preservação”. A iniciativa é do Londrina Matsuri, por meio do Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
As premiações do primeiro ao terceiro lugar, serão feitas pelo “8º Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas”, que integra a 10ª Mostra. As três unidades serão contempladas com prêmios, de acordo com a classificação, e todas receberão certificado de participação do evento. O resultado oficial do concurso será comunicado aos candidatos no encerramento do 15º Londrina Matsuri, dia 10 de setembro (domingo), às 19 horas. Uma comissão julgadora formada por profissionais da área será responsável por avaliar os projetos inscritos.
A pontuação do concurso leva em conta critérios de avaliação como a criatividade e inovação, a metodologia e qualidade do projeto, relevância da ação para o meio ambiente, os resultados obtidos em prol da comunidade, entre outros fatores.
Segundo Cristina Borba, da Gerência de Ensino Fundamental e Apoio Pedagógico de Ciências da Secretaria de Educação, tanto a mostra como o concurso são formas de divulgar, valorizar e estimular os bons projetos voltados às boas práticas ambientais, que são desenvolvidos ao longo do ano pelas unidades escolares da rede municipal. “A educação ambiental é muito abrangente e vem sendo trabalhada pelas escolas de forma interdisciplinar, integrando diferentes temas e formas de conhecimento”, destacou.
Cristina contou que, nesta edição do concurso, há três projetos com abordagens e execução distintas, envolvendo a criação de uma horta comunitária, a reciclagem de lixo e reutilização de materiais, e a revitalização de uma área ambiental. “Todas as escolas, inclusive aquelas que não puderam participar este ano, estão de parabéns pelas excelentes iniciativas que vem realizando”, frisou.
A profissional do apoio pedagógico também ressaltou que os projetos contam com o envolvimento da comunidade local e os pais e familiares têm a oportunidade de acompanhar os trabalhos e participar de ações junto aos alunos. “O aspecto mais positivo do processo é perceber a mudança de postura e atitudes dos alunos, que, com as atividades e os conhecimentos absorvidos, passam a ter maior respeito e cuidado com o meio ambiente”, disse.
Durante a Mostra, os projetos poderão ser apresentados com a utilização de banners, cartazes, fotos, relatórios, maquetes, objetos, entre outros. A organização irá disponibilizar painéis para a fixação do trabalhos, além de mesas e cadeiras para quem fizer as apresentações.
Para mobilizar o maior número de participantes nos eventos, as escolas que conseguirem levar mais alunos na 10ª Mostra Meio Ambiente – Melhores Práticas receberão o certificado de “Prêmio Escola Destaque”. Os alunos das unidades escolares terão livre acesso ao Londrina Matsuri, bastando apresentar carteira de estudante da instituição.