Cidade

“10ª Mostra Meio Ambiente – Melhores Práticas” premia escolas municipais

Foram premiados três projetos de unidades localizadas nas regiões norte, sul e leste; objetivo é valorizar e mostrar as iniciativas à comunidade

 

Foram divulgadas no último domingo (10), durante o encerramento da 15ª edição da festa Londrina Matsuri, as escolas municipais que tiveram seus projetos premiados na “10ª Mostra Meio Ambiente – Melhores Práticas”. A iniciativa visa incentivar e dar visibilidade às boas práticas ambientais desenvolvidas na rede municipal de educação, reforçando a importância da educação ambiental trabalhada em sala de aula e aplicada, na prática, em atividades que envolvem a comunidade escolar.

Durante os quatro dias da festa, que teve início no dia 7, os alunos das escolas participantes tiveram a oportunidade de expor ao público seus trabalhos em um espaço reservado especialmente para essa finalidade.
Após a avaliação de um júri formado por profissionais da área, o concurso premiou as três unidades vencedoras por meio do “8º Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas”, que integra a 10ª Mostra. Em terceiro lugar ficou a Escola Municipal Eugênio Brugin, da região sul, que participou com o projeto “Meio Ambiente: atitudes para sua preservação”. A segunda posição foi para o projeto “Verde que Te Quero-Quero”, da Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, localizada na região leste. A unidade vencedora da 10ª Mostra foi a Escola Municipal Atanázio Leonel, da região norte, com o tema “Ludicidade e Sustentabilidade na Escola”. As três instituições receberam troféu e certificado de participação no evento, além de aparelhos de caixas de som.

A diretora da escola Atanázio Leonel, Erica de Freitas, salientou que este projeto, desenvolvido desde 2015, conta com a participação de 600 alunos, abarcando turmas de P4 ao 5º ano. “A ideia do projeto “Ludicidade e Sustentabilidade na Escola” surgiu da necessidade que sentíamos em ter a escola e o bairro mais conscientes sobre a importância da preservação e cuidado com o meio ambiente. Com a ajuda dos professores, pais e familiares, os alunos confeccionaram e instalaram na escola e no entorno diversas lixeiras ecológicas feitas com materiais recicláveis (galões de água e PVC) e incentivaram a população sobre questões como o descarte adequado de lixo e a reciclagem do lixo doméstico”, explicou.

Dentro do projeto, foram trabalhados aspectos como o estímulo à socialização das crianças, o trabalho em equipe, a vivência ambiental e consciência cidadã. Os estudantes também produziram brinquedos com materiais recicláveis, reforçando pontos como o não desperdício e o reaproveitamento de materiais e objetos. “A ação integra um trabalho mais amplo de educação ambiental que ocorre de maneira permanente na escola, sendo desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Um dos pontos mais relevantes é que o projeto conta com o apoio e o envolvimento de pais e familiares, que acompanham de perto as etapas e a evolução dos trabalhos”, destacou.

De acordo com Cristina Borba, da Gerência de Ensino Fundamental e Apoio Pedagógico de Ciências, da Secretaria Municipal de Educação (SME), os três projetos premiados nesta edição do concurso possuem a característica comum de aproximar e mobilizar a participação da comunidade do entorno da escola. “O envolvimento dos alunos foi muito positivo, tanto nos projetos realizados nas escolas como nos dias de exposição do evento. Todas as escolas municipais de Londrina, além dos CMEIs, já trabalham a educação ambiental no decorrer do ano junto a alunos de todas as idades. Tratam-se de ações diversificadas que incluem conteúdos em sala e a criação de hortas comunitárias, ações de plantio com a comunidade, reciclagem de lixo e reaproveitamento de materiais, revitalização de áreas ambientais e outros”, disse.

Cristina enfatizou o incentivo por parte do Londrina Matsuri, que, há vários anos, promove a Mostra e dá apoio à Prefeitura no fortalecimento das iniciativas e ao mostrar os trabalhos para a população da cidade. “A exposição e a premiação servem para dar mais visibilidade às boas práticas feitas nas escolas municipais de Londrina e tem importante valor como fator de motivação para que as ações tenham continuidade e cresçam cada vez mais”, frisou.

A iniciativa da “10ª Mostra Meio Ambiente – Melhores Práticas” é do Londrina Matsuri, por meio do Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos