Cidade

Paraná é tema de festa em escola municipal

Festa da Primavera propõe integração cultural entre alunos e comunidade do Jardim União da Vitória

 

A Escola Municipal Professora Tereza Canhadas Bertan, que fica na Rua dos Assistentes Sociais, 60, no Jardim União da Vitória IV, região sul, realiza neste sábado (16) a Festa da Primavera. O evento, que marca o início da primavera e é uma celebração da cultura paranaense, trará diversas atividades desenvolvidas pelos 350 alunos de P5 a 5º ano da escola, que serão expostas à comunidade. A programação tem início às 9 horas e a previsão de término é às 12 horas.

A professora de história e geografia da escola, Juliana Bueno, que coordena as atividades, contou que o intuito da festa é integrar culturalmente todas as turmas, com as quais os professores vêm desenvolvendo atividades relativas ao tema desde o início de agosto. O café e o Paraná são os assuntos trabalhados nas exposições e apresentações. “É um resgate histórico do Paraná e o nosso objetivo é fazer com que os alunos tenham acesso aos trabalhos produzidos pelos colegas de outras turmas, e a ideia é que a comunidade também venha participar”, explicou a professora.

De acordo com Juliana, cada turma produziu um trabalho diferente, como salas temáticas, apresentações de dança e teatro, recitação de poemas, entre outros. Serão 4 salas de exposições com os temas: lenda da Gralha Azul; principais pontos turísticos do Paraná, apresentando Vila Velha e Foz do Iguaçu de forma interativa; o ciclo do café; e os imigrantes de Londrina. As apresentações de dança trarão duas típicas do Paraná, dança do barreado e da moça bonita. Os alunos também recitarão poemas com o tema da primavera sob o olhar dos poetas. As encenações teatrais trarão a peça “A Linda Rosa Juvenil”, a lenda da erva-mate e também o ciclo do café. A festa será encerrada com um desfile dos alunos mostrado as diferenças climáticas do norte do Paraná em relação ao restante do Estado.

O evento vai contar também com uma bailarina do Conservatório de Artes de Londrina que fará uma apresentação de ballet clássico. Haverá ainda uma apresentação de taiko, que engloba vários instrumentos de percussão japoneses, realizada por alunos em parceria com o Instituto Eurobase, que fomenta projetos no bairro. E, durante a festa, duas mini empresas desenvolvidas por alunos da escola, por meio do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado pelo município nas 85 escolas municipais, estarão em ação, na venda de doces e aluguel de brinquedos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos