Destaques

Saúde promove campanha de multivacinação no sábado (16)

Saúde promove campanha de multivacinação no sábado (16)

Neste dia haverá uma solenidade, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, na UBS Padovani/Vista Bela

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estarão abertas neste sábado (16), exclusivamente para vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos, para realização do Dia D, que acontece em todo o Brasil. As unidades da zona urbana estarão abertas das 8 às 17 horas e as da zona rural das 8 às 12 horas. Também neste sábado (16), haverá uma solenidade na UBS Padovani, às 9 horas, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do prefeito Marcelo Belinatie do secretário da pasta, Felippe Machado. A UBS fica localizada na rua André Buck, 585, Jardim Padovani, região norte.

Além disso, a partir das 8 horas, haverá atividades e brincadeiras gratuitas para as crianças, em frente à Unidade, como piscina de bolinhas, cama elástica, algodão doce, pipoca, brincadeiras com corda, roda, peteca, bambolê e atividades esportivas. O objetivo da iniciativa é atrair o maior número de crianças para a multivacinação. A ação será realizada em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Guarda Municipal, Sanepar e as diretorias da Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Saúde pede aos pais e responsáveis que deem preferência por comparecerem para vacinação neste sábado (16), já que na próxima semana, na quarta-feira (20) terá início a vacinação contra a dengue. Assim, as equipes das unidades de saúde dividirão suas atenções entre as duas campanhas, pois há diversas atividades de vacinação contra a dengue já agendadas.

Números – Iniciada nesta segunda-feira (11), a Campanha de Multivacinação aplicou, até agora, cerca de 2 mil doses de vacinas. Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, o principal objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, principalmente com relação às vacinas que foram colocadas no calendário neste ano, que são a Meningocócica C conjugada, para adolescentes de 11 a 12 anos, e a de Hepatite A, para crianças de até 4 anos. “É muito importante que todos os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para a vacinação”, frisou.

A Campanha Nacional de Multivacinação será realizada até o dia 22 de setembro em todo o país. Dentre as vacinas disponíveis estão hepatite A e B VIP, meningocócica C, rotavírus humano, HPV, pneumocócica 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite).

Além disso, as vacinas que estão com contingenciamento de doses cuja aplicação necessita de agendamento prévio nas UBSs, estão sendo disponibilizadas no período da campanha, visando estimular a adesão e atualizar o maior número de carteiras. Uma delas é a BCG, que é destinada aos recém-nascidos e ofertada apenas uma vez ao mês nas unidades. A vacina estará disponível em todas as unidades no sábado (16), e também no último dia da campanha, 22 de setembro. A outra é a vacina oral de paralisia infantil, que será oferecida durante todo o período da campanha. Após o dia 22, as respectivas vacinas voltam a ser agendadas, conforme o estabelecido pelas UBSs.

Para receber as doses é necessário levara carteira de vacinação. Caso ela não seja encontrada, a pessoa deve comparecer à unidade de saúde portando documento pessoal (RG ou certidão de nascimento) para ter acesso a uma segunda via. Isso porque o Município faz o registro das vacinas aplicadas em seu sistema informatizado. A Caderneta de Vacinação é considerada um documento indispensável, uma vez que, por meio desta, são registradas e administradas todas as vacinas, bem como são agendadas as datas para a realização das próximas doses.

Vacinas disponíveis na campanha de multivacinação

Crianças
 BCG (tuberculose);
– Hepatite B;
– Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas);
– VIP (poliomelite injetável);
– VOP b (poliomielite oral);
– Rotavírus humano;
– Pneumocócica 10 valente (meningite, pneumonia, otite, sinusite e outras doenças bacterianas);
– Meningocócica C conjugada (meningite);
– Febre amarela;
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
– Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada);
– DTP (difteria, tétano e coqueluche);
– Hepatite A;

Adolescente
– Hepatite B;
– Febre amarela;
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
– DT (difteria e tétano);
– DTP acelular (difteria, tétano e coqueluche);
– Meningocócica C conjugada (meningite);
– HPV (papiloma vírus humano).

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos