Programa de Preparação à Aposentadoria promove novo encontro
O encontro mensal será realizado no dia 20 e trará atividades diferenciadas, como apresentação musical, palestra e oficina
Será realizado no dia 20 de setembro o encontro mensal do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) 2017, da Prefeitura de Londrina. Será das 8 às 12 horas, na sede da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (AAPML), que fica na rua Kozen Igue, 270, no Jardim Itatiaia. Devem participar cerca de 80 pessoas.
O Programa, que completa 25 anos em 2017, tem por objetivo reduzir o impacto da aposentadoria e prevenir situações que possam resultar em desajuste ou desequilíbrio biopsicossocial na vida do servidor em fase de aposentadoria. Podem participar servidores municipais aposentados em 2016 e servidores com previsão de aposentadoria para 2017 e 2018, bem como seus cônjuges.
Haverá uma apresentação musical do servidor da DSO João Carlos Murari, além de uma palestra sobre “Saúde e a Importância do Autocuidado”, com o médico da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Shiratori. Na sequência, serão desenvolvidas oficinas de autocuidado em estações, como auriculoterapia, automassagem, massagem em cadeira quick shiatsu, automaquiagem, alongamento, corte de cabelo, e aula de sinuca e de ginástica. Será oferecido também um café da manhã pela AAPML.
As assistentes sociais da DSO/SMRH e integrantes da equipe coordenadora do PPA, Jeane Buzzo Costa e Marcelle Diorio de Souza, contaram que o Programa é uma forma de auxiliar o servidor a lidar com a aposentadoria, que deve ser encarada como uma nova etapa da vida. “É um momento de refletir e se preparar para essa nova fase, que envolve aspectos psicológicos, emocionais, financeiros, entre outros”, explicou Jeane. “O encontro promove uma troca de experiências muito rica entre os aposentados e pré-aposentados, que passam a ter novas perspectivas e a se sentir mais seguros para encarar essa mudança”, completou Marcelle.
As oficinas terão vagas limitadas e as inscrições serão feitas por ordem de chegada no início do evento, a partir das 8 horas. Interessados em participar do encontro podem confirmar presença e obter mais informações através do e-mail programa.aposentadoria@londrina.pr.gov.br e pelos telefones (43) 3379-0821 ou (43) 3379-0822.
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), em parceria com as demais secretarias e autarquias municipais. E conta ainda com apoio do Curso de Estética da Unifil, Centro de Formação Profissional Lincoln Tramontini, Mary Kay, AAPML e Fundação de Esportes de Londrina.
Opinião – A secretária municipal de Recursos Humanos, Margareth Socorro de Oliveira, que atuou em diversos setores na Prefeitura por 36 anos até se aposentar em 2013, participou do Programa um ano antes e um ano depois de sua aposentadoria. Para ela, a participação foi de extrema importância para lidar com essa transição. “Indo aos encontros e tendo contato com pessoas que já haviam se aposentado, pude perceber que essa é uma dificuldade comum a todos. Após tanto tempo trabalhando, surge a preocupação se é mesmo hora de parar, e o que fazer dali para frente. A aposentadoria é o momento de fazer o que sempre quisemos fazer e não pudemos. Ao mesmo tempo, vamos descobrindo novas possibilidades, algumas pessoas voltam a estudar, outras podem passar mais tempo com a família ou viajar”, destacou.
Nilson da Silva, que atua na Controladoria da Prefeitura, está com a aposentadoria programada para o final deste ano e já participa dos encontros há algum tempo. “É muito bom, acho muito válido participar, inclusive quando encontro amigos e colegas os convido para participarem também. Muitos homens parecem ter certo receio de ir, mas eu vejo como um ótimo estímulo”, contou.
A professora de educação física Odisséia Truber, também em fase de pré-aposentadoria, disse recomendar o Programa a todos os aposentados e pré-aposentados. “Cada encontro é muito enriquecedor, e proporciona uma visão de vida diferente para quem vai se aposentar. Realmente é muito bom”, completou.
Foto ilustrativa