Londrina abre terceira etapa de vacinação contra a dengue nesta quarta-feira (20)
Jovens de 15 a 27 anos podem receber a segunda ou terceira dose da vacina em UBSs, Calçadão, universidades e outros locais; campanha vai até 27 de outubro
Será realizada, de 20 de setembro a 27 de outubro, a terceira etapa da campanha de vacinação contra a dengue em todo o Paraná. Em Londrina, a abertura da campanha irá ocorrer nesta quarta-feira (20), às 11 horas, no Colégio Estadual Hugo Simas, com as presenças do secretário estadual de Saúde, Michelle Caputo Neto, e do secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado. O colégio fica na Rua Pio XII, 195, centro. O objetivo da campanha é dar sequência ao esquema de vacinação para quem já tomou a primeira ou a segunda dose nas etapas anteriores. O público-alvo continua sendo jovens com idade de 15 a 27 anos, sendo que nesta etapa não serão aplicadas as primeiras doses da vacina.
Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a meta da terceira etapa é promover a aplicação de cerca de 66.900 doses da vacina no período da campanha. “A intenção é imunizar, logo na primeira semana, o maior número de pessoas que já receberam a primeira ou segunda dose anteriormente. Para isso, a partir do dia 20 de setembro, além das unidades de saúde e do posto fixo no Calçadão, a vacinação será levada a diversos espaços de diferentes regiões da cidade, em atuação conjunta com universidades, escolas estaduais, empresas e instituições locais. Em um momento seguinte, haverá busca ativa com visitas domiciliares nas áreas de abrangência das UBSs”, enfatizou.
A coordenadora também ressaltou que é importante que os jovens e adolescentes inseridos na faixa etária da campanha procurem dar continuidade ao esquema vacinal, uma vez que a vacina contra a dengue apenas tem eficácia quando há a aplicação das três doses necessárias. “A imunização é completa após a aplicação de três doses, sendo que a aplicação deve ocorrer com intervalo de seis meses entre cada uma delas. Queremos ampliar o alcance e evitar a proliferação da dengue em Londrina. Por isso, estamos conscientizando os jovens para que eles procurem as unidades de saúde e postos de atendimento mais próximos a fim de receber a vacina”, frisou.
A partir do dia 20, a vacina tetravalente contra a dengue, que protege contra quatro subtipos virais da doença, já estará disponível em todas as UBSs de Londrina – zona urbana e rural – de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. No Calçadão de Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá um posto fixo para imunizar a população e tirar dúvidas. A barraca ficará instalada em frente à agência do Banco do Brasil.
Neste local, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A exceção será o dia 7 de outubro, quando a programação seguirá o horário do comércio aos sábados, das 9 às 17 horas.
Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver. Para confirmar o recebimento das primeiras doses da vacina de dengue, aplicadas nas etapas de agosto e setembro de 2016, e em março deste ano, a população pode ligar para o Disk Dengue, pelo telefone 0800-400-1893. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O serviço busca auxiliar aqueles que tenham perdido o comprovante de vacinação e estão em dúvida se receberam ou não a vacina.
Na segunda etapa da campanha de vacinação contra a dengue em Londrina, realizada em março de 2017, mais de 56 mil pessoas receberam a vacina contra a dengue, incluindo a primeira e a segunda dose.
Outros espaços – Além da vacinação no Colégio Hugo Simas, também terá início, no dia 20, a vacinação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Colégio Estadual Albino Feijó, Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Estadual Olavo Garcia, Colégio Estadual Ubedulha, Colégio Estadual Carlos de Almeida, Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Colégio Estadual Humberto Coutinho, Colégio Estadual Nilo Peçanha, Colégio Estadual Profª Vani Ruiz Viessi, Supermercado Golf (Jardim Santiago), Curso Prime, Empresa ZKF.
A vacinação nas universidades estará sendo realizada em parceria com as instituições. Também haverá programação nos dias 21 e 22 de setembro, incluindo outros colégios estaduais, escolas particulares e empresas da cidade. A partir da próxima semana, também irão realizar a vacinação nas instituições de ensino superior, Unopar, Inesul e Pitágoras.
Dia D – Para o dia 21 de outubro (sábado) está programada a mobilização do “Dia D contra a dengue”, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão em horário especial e haverá outros pontos de atendimento abertos em diferentes regiões da cidade para vacinar a população.
Sobre a vacina – As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.
A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.