Aula inaugural marca curso de Licenciatura em Computação na UAB
Curso é ministrado pela Universidade Estadual de Londrina com aulas presenciais e a distância
O Polo Londrina da Universidade Aberta do Brasil (UAB) iniciou, na tarde desta quinta-feira (21), as atividades do curso de Licenciatura em Computação, oferecido de forma gratuita pelo Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Uma aula inaugural com o tema “Nova frente de formação de docentes na área da Computação” marcou o início do trabalho. A aula foi ministrada pelo coordenador do curso, Jacques Duílio Brancher.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ressaltou que o Município está atendendo o sonho de uma comunidade e atende também todo desejo e as metas nos planos nacional e municipal de educação, que falam sobre elevar o nível de escolaridade da população. “Então, é realmente muito simbólico, fico muito feliz de participar disso, e das parcerias e articulações entre governos municipal, estadual e federal que se juntaram para tornar isso realidade”, destacou.
O planejamento para criação do curso iniciou em 2010, sendo aprovado pela UEL em 2015. A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, contou que, inicialmente, a implantação de um curso EAD pela UEL sofreu certa resistência por parte de alguns representantes. “Hoje nós percebemos que, com os cursos a distância, nós abrimos portas a pessoas que não teriam oportunidade de chegar à Universidade. A parceria entre Município, Estado e o poder público federal, por meio da UAB, não poderia produzir melhor resultado para Londrina, e para os moradores da região”, frisou.
O vereador Junior Santos Rosa, que é morador da zona norte de Londrina, contou que o curso, assim como a presença da UAB na região, é uma verdadeira conquista para a cidade. “Esse polo foi um sonho construído com toda a comunidade, um de nossos grandes sonhos era poder dizer que existe uma universidade na região norte. E hoje nós estamos aqui, em um trabalho muito especial, além de implantado estamos também ampliando o trabalho da UAB, então é uma grande felicidade”, ressaltou.
O curso – Na próxima segunda-feira (25), a aula será gravada e transmitida para outros seis polos da UAB no Paraná, nas cidades de Astorga, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Prudentópolis e Siqueira Campos. Um total de 330 alunos estão matriculados no curso no Estado, sendo 126 em Londrina. O curso é voltado para portadores de diploma de curso superior em qualquer área.
As aulas serão transmitidas pela internet, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com atividades práticas e avaliações presenciais na UAB Londrina, em datas a serem definidas. O curso é o primeiro majoritariamente em EAD oferecido pela UEL, com duração de quatro anos, incluindo estágio obrigatório e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso. Ao se formar, os alunos receberão diploma emitido pela UEL.
Também participaram da solenidade, o diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional – Labted e do Núcleo de Ensino a Distância – Nead da UEL, Pedro Paulo Ayrosa.
Universidade Aberta do Brasil – A UAB é um sistema que oferece cursos gratuitos de nível superior na modalidade EAD. Foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de ampliar a oferta de cursos superiores, em instituições públicas, tanto para a graduação quando para a pós-graduação.
A UAB Londrina é resultado de convênio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação.
Fotos: Vivian Honorato