Educação prepara o I Londrina Mais
Evento, que será realizado de 19 a 21 de outubro, terá a feira literária Londrina Fli, e também a Semana Intermunicipal de Ciências, Matemática e Tecnologia
A Secretaria Municipal de Educação (SME) prossegue com os preparativos para a realização do I Londrina Mais. A ação visa proporcionar para a comunidade momentos de lazer, conhecimento e integração por meio de palestras, experimentos científicos e tecnológicos, jogos, mesas-redondas e contação de história. O Londrina Mais irá ocorrer dos dias 19 a 21 de outubro, e será composto pela Londrina Fli, que é uma Feira Literária, e a I Semana Intermunicipal de Ciências, Matemática e Tecnologia (Cimatec).
Todas as atividades serão realizadas no Parque Ney Braga, das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita, e toda comunidade londrinense e de cidades vizinhas é convidada a comparecer.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o Londrina Mais será um grande evento, a exemplo das bienais que acontecem em algumas capitais do país. “É uma iniciativa que vai trazer a incrível oportunidade de celebrarmos e incentivarmos a busca pelo conhecimento”, frisou.
A profissional do Apoio Pedagógico da SME, Aliny Perrota, contou que a Feira Literária tem como objetivo fomentar o hábito da leitura. Durante a Londrina Fli, serão realizadas palestras com escritores, contação de histórias, e algumas editoras farão exposição e venda de livros. “As unidades escolares do Município estão se mobilizando para que todos os alunos possam participar. Mas nosso convite é aberto também às escolas estaduais e particulares, tanto do ensino fundamental como do médio e superior”, ressaltou.
Cimatec – Durante a I Semana do Cimatec, o público vai poder participar de várias atividades voltadas a desmistificar as ciências, como experimento, palestras para professores, e divulgação de conhecimentos científicos, originários de estudos e pesquisas acadêmicas. “Também serão expostos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores da rede municipal, nas áreas de Ciências e Matemática, mediados pelo uso das tecnologias”, afirmou a profissional do Apoio Pedagógico.
Aliny destacou que o Londrina Mais é uma oportunidade para que a comunidade conheça experiências de sucesso que são desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino. “Além disso, queremos mostrar que as ciências fazem parte do nosso dia a dia, e precisam ser desmistificadas. Vamos trabalhar com várias atividades para que as pessoas percam o medo da matemática, das ciências e das tecnologias”, ressaltou.
Além das atividades culturais e científicas, o Londrina Mais terá a presença de food-trucks.