Idosos de três instituições de longa permanência visitam CCI Oeste
Ação do “Projeto Conviver” faz parte da programação do “Mês do Idoso”
Nesta quarta-feira (11), às 14 horas, idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que têm convênio com a Prefeitura, visitam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Oeste. A atividade é desenvolvida pelo “Projeto Conviver”, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), que busca propiciar a interação entre as pessoas atendidas pelas ILPIs e usuários dos CCIs da cidade, e momentos de lazer.
Participarão do encontro idosos que moram do Asilo São Vicente de Paulo, Lar Maria Tereza Vieira e no Lar dos Vovôs e das Vovós. Serão cerca de 30 participantes, que irão até o CCI Oeste, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Durante a visita, os idosos farão dinâmicas de grupo e praticarão atividades de socialização e recreativas.
A secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, enfatizou que o principal intuito da visita e do “Projeto Conviver” é atender ao Artigo 3º do Estatuto do Idoso, que atribui também ao poder público a função de assegurar aos idosos a convivência com a comunidade. “O objetivo é propiciar aos idosos institucionalizados a troca de experiências, saindo do ambiente institucional, e também proporcionar um espaço para que eles estabeleçam estes vínculos”, completou.
Para a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka, o projeto tem sido muito bem avaliado pelas ILPIs e pelos idosos que já participaram das visitas aos CCIs. “A proposta, no início, era que as visitas fossem bimestrais. Mas, devido à iniciativa das instituições e dos idosos, vamos realizar uma vez por mês estes encontros”, contou.
O Projeto – Idealizado nesta gestão, do prefeito Marcelo Belinati, o “Projeto Conviver” propõe a integração e troca de experiência entre as pessoas idosas. Os acolhidos nas instituições conveniadas ao Município têm a oportunidade de desfrutar de atividades recreativas promovidas pela SMI nos CCIs da cidade.
Assim, esta população pode participar de momentos de convivência que fortalecem a relação com a comunidade, trazendo efeitos na própria qualidade de vida dos idosos. Os encontros serão promovidos mensalmente, com idosos atendidos pelas três ILPIs que possuem convênio com a Secretaria do Idoso.




