Educação fecha I Londrina Mais com palestra para os professores da rede municipal
Prática pedagógica de capacitação busca promover reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos educadores contemporâneos
Nesta segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação realiza uma palestra de capacitação para todos os professores que compõem a rede municipal de ensino, de instituições públicas e filantrópicas. Serão em torno de 4.500 professores participantes. O evento será realizado na Igreja Nova Aliança, que fica na Rua Cuiabá, 48, na Vila Portuguesa, região central, revezando entre o período matutino e vespertino, das 8 às 18 horas.
A palestra “Reflexões estratégicas e ações para os educadores contemporâneos: Fazer e Acontecer”, será ministrada por Renato José Casagrande, doutorando em Educação, pela Universidade de Aveiro, de Portugal. O palestrante é referência nacional na formação de educadores, gestores e na geração de resultados para instituições de ensino. A partir destas ponderações, serão debatidas as competências essenciais que devem ser trabalhadas pelos professores na atualidade e serão apresentadas e discutidas propostas para que a escola e seus profissionais obtenham um melhor desempenho em suas ações.
A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Mariângela Bianchini, ressaltou a importância do tema que será tratado na palestra. “O nosso objetivo é trabalhar no intuito de assegurar um momento de formação continuada para os professores municipais e promover uma reflexão acerca dos desafios dos educadores neste século”, frisou. Mariângela explicou ainda que a proposta é unir a rede para que todos possam refletir juntos sobre este mesmo ponto.
O convite da SME se estendeu a diversas instituições de ensino de Londrina, não apenas às geridas pelo Município. Entre elas, escolas especiais, como o Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), escolas particulares, universidades, além do Núcleo Regional de Educação, sindicatos de professores e conselhos. Educadores de municípios do entorno também foram convidados, e devem participar representantes de cidades como Cambé, Primeiro de Maio e Bela Vista do Paraíso.
A prática pedagógica acontece como um evento de fechamento do I Londrina Mais, exposição que reúne feira de literatura e ciências, promovido pela SME. É a segunda ação de capacitação realizada com todos os educadores da rede municipal em 2017, e fecha o calendário de práticas pedagógicas deste ano. A primeira ocorreu em fevereiro. Devido à atividade de formação, os alunos atendidos pelas unidades escolares do município não terão aula nesta segunda-feira.
I Londrina Mais – O evento acontece entre 19 e 21 de outubro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. A SME realiza diversas atividades voltadas a alunos e professores do ensino fundamental, médio e superior, com o intuito de expor o trabalho pedagógico realizado na rede pública.
O Londrina Mais agrupa duas grandes feiras, a Londrina Fli, de literatura e a I Semana Intermunicipal de Ciências, Matemática e Tecnologia (Cimatec). A programação inclui palestras, debates, jogos e experimentações científicas e tecnológicas, contação de histórias, entre outras ações. Por dia, cerca de 1.500 alunos da rede municipal devem visitar a feira.
Para os visitantes que forem ao Parque Ney Braga na tarde de hoje (20), haverá atividades no ônibus “Biblioteca Móvel Ambiental”, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema); contação de histórias na tenda interativa Londrina Fli; observação de microorganismos em microscópios e lupas, iniciação à linguagem de programação, campeonato de xadrez, entre outras, na tenda Cimatec. E, à noite, no auditório, acontecerão palestras para os professores, com os temas “EJA: A educação que está por vir” e “O Ensino da Matemática mediado pelo uso da Tecnologia”.
No sábado, a programação terá início às 9 e prossegue até as 18 horas. Na tenda Londrina Fli seguem as sessões de contação de histórias; na Cimatec haverá, entre outras atividades, a exposição “Show da Química e da Física”, realizada pelo Museu de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Voltadas aos educadores, as palestras no auditório abordarão as temáticas “Literatura Infantil”, “Realidade Aumentada como ferramenta de Ensino”, “É conversando que a gente conta estórias de gente e do mundo” e “Educando para a vida”. O evento será encerrado com uma apresentação artística. A programação completa está disponível no link: https://goo.gl/GFosxp. A feira é aberta ao público e a participação é gratuita.
Texto: Ana Paula Hedler e n.com
Fotos: Vivian Honorato