Destaques

Município participa de mobilização nacional de combate à dengue

Prefeitura espera realizar trabalhos educativos, recolhimento de lixo acondicionados em locais proibidos e passeata contra o Aedes

Dengue.ações.ARQUIVO.P

De 23 a 27 de outubro, o governo federal estará promovendo a Semana Nacional de Mobilização dos setores de Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti. Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde estará participando com as atividades realizadas pelo setor de Endemias.

Na terça-feira (24), das 9h às 11h30, os agentes municipais de endemias vão ao Jardim São Jorge para realizar um trabalho de mobilização da população. O ponto de encontro para as atividades é a sede do Projeto Viva Vida, localizado na Rua Manoel Cardoso, 150.

A intenção é orientar as crianças de 6 a 12 anos do Projeto Viva Vida e os jovens de 12 a 16 anos participantes do Centro de Formação Cidadã (CFC) sobre a importância do acondicionamento correto do lixo e os perigos da exposição do mesmo para a proliferação de pragas urbanas e doenças endêmicas. Com a ajuda dos 80 jovens, os agentes municipais vão panfletar pelo bairro levando informação para a comunidade. Isso porque, no local há uma grande quantidade de resíduos e entulhos jogados em terrenos proibidos e calçadas como restos de móveis, eletrodomésticos e pneus.

No dia seguinte (25), a partir das 9 horas, os agentes de endemias retomarão os trabalhos com a ajuda dos profissionais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da cooperativa de material reciclável, Cooperregião. Junto com as lideranças do bairro e com a comunidade, eles vão recolher todo o lixo jogado em lugar proibido. Para isso, serão levados caminhões e pás carregadeiras da CMTU.

Com essa atividade, os profissionais da Secretaria de Saúde buscam educar os alunos e a comunidade em geral para que não voltem a jogar lixo em locais não permitidos. “Trabalharemos com a comunidade para que cuide do local em que se vive e o mantenha limpo, livre de qualquer tipo de lixo. A comunidade precisa ter consciência de que deixando o local sujo eles estão oportunizando a proliferação de pragas urbanas e de doenças endêmicas”, explicou a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos.

Na quinta-feira (26), às 9 horas, para marcar o trabalho educativo e de limpeza do bairro, os agentes municipais de endemias vão realizar a caminhada contra o Aedes. O ponto de encontro será na sede do Projeto Viva Vida (Rua Manoel Cardoso, 150) e contará com os moradores do bairro, carro de som e cerca de 100 alunos. Durante a caminhada, todos vão ajudar no reconhecimento dos materiais que são criadouros do mosquito e vão recolhê-los.

No dia 28, os agentes estarão presentes na ação Tarobá no Bairro, na praça João Maiolli, na Rua Carlos Menolli, no Santa Rita III. Será das 9h às 13 horas.

Dicas de combate à dengue – É possível combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionar o lixo de maneira correta; colocar areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpar o bebedouro dos cachorros e gatos; remover as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; manter a caixa de água tampada; limpar lajes e locais que acumulam água e jogar latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados, além de matar seus quintais limpos.

Denúncias – A população que observar cidadãos jogando lixo, restos de materiais de construção, entre outros objetos em fundos de vale, pode denunciar através do telefone 0800 400 1893, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Guarda Municipal pelo 153, ou na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos