Saúde promove ações educativas de combate ao Aedes aegypti
Dentre as atividades está a exposição do ciclo do mosquito e de outras endemias
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, prossegue com o trabalho educativo de combate ao Aedes aegypti e outras endemias. Nesta quinta-feira (26), das 9 às 11h30, haverá uma “Caminhada contra o Aedes”, no Centro de Formação Cidadã e Projeto Viva a Vida, no Jardim São Jorge, na região norte.
O objetivo é mobilizar e sensibilizar a comunidade no combate ao Aedes. A iniciativa é um complemento do trabalho realizado durante esta semana com cerca de 100 alunos do projeto. Eles já participaram de uma panfletagem, onde receberam orientações sobre o armazenamento correto do lixo, para evitar que os recipientes se tornem criadouros para o mosquito, e de um mutirão de limpeza, coordenado pelos agentes de Endemias.
A Secretaria Municipal de Saúde também irá participar do mutirão de serviços “Movimenta Londrina”, que será realizado nesta quinta (26) e sexta-feira (27), às 9 horas, na região sul. O mutirão é promovido pela Prefeitura de Londrina, em parceria com governo estadual, e o ponto de concentração será na praça localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Piza/Roseira, na Rua Veneza, esquina com Rua Deputado Agnaldo Pereira Lima.
Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, no mutirão será levada a exposição do larvário, que traz o ciclo do mosquito, e mostruário do bicho barbeiro, caramujo africano e da esquistossomose. Também estarão expostos materiais lúdicos, que simbolizam criadouros. “A equipe também irá reforçar os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes e a exposição será visitada por unidades escolares do bairro”, informou.
No sábado (28), das 9 às 13 horas, haverá outra exposição de endemias, no evento “Tarobá no seu Bairro”, que acontecerá Praça João Maiolli, localizada na Rua Carlos Menolli, Jardim Santa Rita II, na região oeste. Neste caso, também haverá exposição do ciclo do Aedes e do mostruário do bicho barbeiro, caramujo africano e da esquistossomose. Os agentes de endemias também irão entregar panfletos para a população, com orientações sobre o Aedes aegypti e escorpiões.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (25), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 3.029 notificações relacionadas à doença. Deste total, 34 casos foram confirmados e 2.501 descartados. Outros 424 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.