Terminal urbano recebe Dia “D” de Combate ao Aedes
Objetivo é alertar a população em relação à prevenção e ao combate à dengue; divulgados os números atualizados da doença
Nesta quinta (9) e sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), promove o Dia “D” de Combate ao Aedes. A ação acontecerá no Terminal Urbano Central de Londrina, das 8 às 14 horas, nos dois dias. A expectativa é atingir milhares de pessoas com o trabalho, tendo em vista que a média de passageiros que circulam pelo local, por dia, é de 130 mil.
A equipe do setor de endemias da SMS estará com sete agentes fazendo a abordagem das pessoas no terminal, orientando e entregando panfletos com informações sobre as características do mosquito, formas de prevenção, tipos de criadouros e sintomas da dengue. Além disso, estarão alertando sobre a importância da vacinação, que, agora está sendo feita apenas no posto fixo, localizado no Calçadão. A campanha segue até o próximo sábado (11), direcionada às pessoas de 15 a 27 anos, que já tenham tomado as duas primeiras doses da vacina.
Na parte de baixo do terminal, próximo à rampa de acesso ao piso superior, o público poderá visitar o cenário montado pela equipe, que terá exposição sobre o ciclo do Aedes, maquetes e, ainda, caixões adultos e infantis, cedidos pela Acesf, com o intuito de impressionar as pessoas e promover uma reflexão acerca dos perigos da doença.
A educadora em endemias da pasta, Lucimara Vasconcelos, falou sobre a importância da ação. “Como no local há um grande fluxo de pessoas de várias regiões de Londrina, esperamos levar informação para vários bairros. Estamos focando em evitar a questão do aedes e de outras pragas urbanas”, contou. Lucimara explicou também que o trabalho será feito no sentido de conscientizar a população quanto ao armazenamento adequado do lixo, que favorece a proliferação não só do mosquito da dengue, mas também de ratos, escorpiões e outros seres transmissores de doenças. “É uma ação para chamar a atenção de uma forma que as pessoas compreendam que é o lixo que ocasiona todas estas pragas”, afirmou.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (8), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 3.189 notificações relacionadas à doença. Deste total, 34 casos foram confirmados e 2.677 descartados. Outros 478 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.