Destaques

Alunos da Escola Estadual José Carlos Pinotti visitam Prefeitura Municipal

visita.colégio.pinotti.P.foto.ncom

Prefeito recebeu as demandas dos adolescentes e apresentou medidas que vem sendo tomadas pelo Município em prol do desenvolvimento de Londrina

 

Na manhã desta sexta-feira (10), dez alunos da Escola Estadual José Carlos Pinotti visitaram a Prefeitura de Londrina. Eles vieram conhecer as repartições públicas e cobrar do prefeito Marcelo Belinati as respostas para as demandas do bairro. A iniciativa faz parte de uma ação que começou no ano passado.

De acordo com a professora de história da escola, Neiva Alves B. de Almeida, em 2016, os estudantes participaram de um levantamento sobre as demandas do bairro relacionadas a abrigos temporários para animais, mais linhas para o transporte coletivo, necessidade da coleta seletiva de lixo, criação de mais vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs), médicos especialistas em Unidades Básicas de Saúde, troca de lâmpadas dos postes de iluminação pública, geração de emprego, pavimentação e ações na área da urbanização e limpeza de fundos de vale. O levantamento foi realizado em conjunto com a comunidade.

visita.colégio.pinotti.2.foto.ncomCom o levantamento em mãos, no dia 15 de setembro, eles convidaram os candidatos ao cargo de prefeito para participarem de um debate. Após o encontro, todos os candidatos assinaram uma Carta Aberta se comprometendo com as demandas do bairro. “Hoje, os alunos vêm para saber sobre o andamento das demandas, quais já foram atendidas, o que está sendo estudado e quais os prazos para o atendimento às demandas”, explicou a professora.

Para o prefeito, é de grande valia a participação ativa da comunidade no debate às questões da cidade. “A cidade vinha passando por um processo continuado de abandono. Ao longo dos anos foi-se deixando de ter cuidado com a nossa cidade. Desde quando entrei na Prefeitura decidi que vamos arrumá-la. Vai ser um trabalho longo, dado passo a passo, rumo à reconstrução de Londrina. Se a comunidade estiver junta com o poder público será muito melhor, porque o prefeito é um, os vereadores são 19, os servidores públicos são mais de 9 mil e londrinenses somos em quase 600 mil. Todos juntos somos todos mais fortes”, disse Marcelo.

Durante a reunião com os alunos, a diretora-geral da unidade escolar, Evelise Maria Bueno, concordou com o prefeito a respeito do abandono da região norte, principalmente referente ao local onde a escola está localizada. Ela também lembrou que em 2016, quando foi firmada a Carta Aberta, Marcelo já havia se colocado à disposição da comunidade para debater as necessidades de benfeitorias no bairro.  

A diretor-geral contou que o prefeito Marcelo Belinati já havia dito que estaria inteiramente à disposição para trabalhar em prol da melhoria do bairro, o que ocasionou a reunião de hoje. “O encontro superou todas as nossas expectativas, pois saímos com uma data marcada para um próximo passo para a realização das demandas que necessitamos, o prefeito nos atendeu de forma muito humana, colocou todos os pontos positivos e as dificuldades que a Prefeitura está enfrentando, irá enfrentar e como superará. Saímos daqui muito felizes e temos certeza que muito coisa boa vai acontecer”, acredita Evelise.

visita.colégio.pinotti.1.foto.ncomO vereador Jairo Tamura visitou a escola e a região para conhecer a realidade vivenciada pelos moradores. Segundo ele, há questões como o despejo irregular de lixo que precisam serem vistas e combatidas com a ajuda da conscientização de todos, o que começa na formação educacional das crianças. “A cidadania é importante na formação das pessoas, não somente da educação, mas da cultura dessas crianças. Elas participando, trazendo nessas conversas as preocupações, demonstram seu civismo e o estreitamento da sociedade com o poder público, seja enquanto poder legislativo ou quanto executivo. A espontaneidade delas traz um novo futuro, onde é sempre preciso lutar para a melhoria da sociedade, do bairro, da cidade e da nação em que vivemos nação”, afirmou.

Para a aluna Adriele Caroline dos Santos Correia, de 12 anos e estudante do 7º ano, a experiência de conhecer o prefeito de Londrina foi muito interessante e enriquecedora. “Achei muito legal falar com o prefeito. Aqui é bem bonito e eu nunca tinha vindo. Em entrevistas, ele parecia bem formal, mas aqui a gente conversou, eu entendi bastante as coisas que passou e acredito que a comunidade pode ajudar. A gente traz os problemas para o prefeito solucionar, mas a comunidade também pode ajudar”, defendeu.

A escola funciona em período integral e no período noturno disponibiliza a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos visitantes estudam no 1º, 2º, e 3º anos do ensino médio e nos 8º e 9º anos. Atualmente, estão matriculados mais de 1.200 jovens e adultos, que são ensinados por 110 professores.

Melhorias na educação – Durante o encontro, o prefeito também falou a respeito das melhorias já realizadas na área da educação. Marcelo lembrou a aquisição e entrega de 4.772 unidades de 54 itens diferentes de brinquedos para todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, onde se investiu cerca de R$ 88 mil. Falou também sobre o planejamento para aquisição, por meio de licitação, de uniformes escolares e kits escolares para as crianças carentes, estudos para a melhora da merenda escolar, inclusão de aulas de inglês na rede de educação municipal, aumento da carga horária na grade curricular de 2018, além de reformas nas escolas que ainda são de madeira e estímulo ao aperfeiçoamento profissional dos professores.

 

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos