Cidade

Educação inicia entrega de cartas matrículas para o ano letivo de 2018

A matrícula dos alunos cadastrados para turmas de P4, P5 e 1º ano irá ocorrer entre 20 e 24 de novembro; as cartas devem ser retiradas nas escolas municipais

 

A Secretaria Municipal de Educação inicia, na próxima terça-feira (14), a entrega de cartas matrículas para turmas de P4 e P5 da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, do ano letivo de 2018. As cartas são emitidas para alunos que já foram cadastrados na rede municipal de ensino, entre os meses de setembro e outubro. Os pais e responsáveis devem comparecer na unidade escolar onde foi feito o cadastro, até o dia 17 de novembro, para retirar a carta matrícula.

A carta contém dados do aluno, quais os documentos obrigatórios para a matrícula e informa em qual unidade o aluno deverá ser matriculado. É importante conferir as informações da criança, e observar a lista de documentos, pois em caso de ausência a matrícula não será realizada.

De acordo com o gerente regional e responsável pelo Setor de Matrículas e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, a unidade escolar onde foi feito o cadastro não será, necessariamente, o local onde o aluno será matriculado. “Para a matrícula utilizamos o critério de georreferenciamento. Mesmo que a escola indicada não seja a unidade de preferência dos pais ou responsáveis, a matrícula deve ser feita agora para que o aluno tenha sua vaga garantida. Posteriormente, após o início das aulas, fica aberta a opção de transferência, caso haja vagas disponíveis”, explicou.  

De 20 a 24 de novembro, em posse da carta matrícula e demais documentos, os pais e responsáveis deverão comparecer na unidade escolar informada para realizar a matrícula. Os documentos obrigatórios são: certidão de nascimento (original e cópia); RG e CPF dos pais ou responsáveis (original); conta da Copel ou Sanepar, em nome dos pais ou responsáveis (original e cópia); e cartão do SUS (cópia). Para os alunos que irão para o 1º ano, também deve ser apresentado cópia do cartão do Bolsa Família, e cópia do último extrato emitido (apenas para os beneficiários do programa).

O gerente regional da SME afirmou que a previsão é de que sejam matriculados para 2018 cerca de 12.950 crianças nas turmas de P4, P5 e 1º ano. “Quem não efetuou o cadastro do aluno no prazo de setembro a outubro, não irá receber a carta matrícula. Neste caso, será preciso procurar a unidade escolar em 2018, no início do ano letivo, previsto para o início de fevereiro”, frisou.

Jesus acrescentou que os demais casos de transferências, inclusive de alunos das escolas particulares, também só poderão ser feitas em 2018, após o início das aulas. “Os pais e responsáveis interessados em vagas para crianças de zero a três anos devem comparecer na Central de Vagas para agendamento e entrevista, no Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi”, disse.

O CMEI Valeria Veronesi fica na Rua Benjamin Constant, n° 800, centro, ao lado do Terminal Urbano. O horário de atendimento da Central de Vagas é das 7 às 18 horas. A lista completa de documentos necessários para o cadastro está disponível na página inicial do Portal da Prefeitura, link www.londrina.pr.gov.br.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Setor de Matrículas e Documentação Escolar da SME pelos telefones 3375-0237, 3375-0235, e 3375-0102.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos