Cidade

Educação realiza eleição de diretores escolares

Processo de escolha dos novos diretores segue o preconizado pelo Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação

Processo de escolha dos novos diretores segue o preconizado pelo Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação entrou na reta final para a eleição dos diretores da rede municipal de ensino. Ao todo, serão eleitos 113 diretores, no próximo dia 7 de dezembro, das 7h às 19h. Eles vão atuar durante a gestão de 2018 a 2021. Ao todo, concorrerão 134 candidatos a diretores e 41 ao cargo de auxiliar de direção.

O processo de escolha dos novos diretores segue o preconizado pelo Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação. Por isso, ele foi dividido em entrega e análise de documentos à Comissão Eleitoral Central via eletrônica, apresentação de plano de trabalho e arguição pela banca examinadora, e, por fim, a consulta à comunidade escolar por meio de voto secreto. Segundo a meta 19 do Plano Municipal de Educação há a necessidade de uma prova técnica específica antes do início do processo de escolha do gestor das escolas.

“Estamos implementando uma nova forma de trabalhar o processo de escolha dos gestores, porque assim a lei nos determina. Além disso, nós temos que trabalhar com o máximo de transparência possível, por isso que gravei um vídeo. Então, no dia 7 de dezembro, teremos eleição de diretores, que passaram por todo o processo de seleção e, na última quinta-feira, foi divulgado o nome dos aprovados”, explicou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes.

Este ano, o processo de candidatura a gestores escolares teve uma novidade. Os candidatos tiveram que fazer um Plano de Trabalho e apresentá-lo à comissão eleitoral. Antes da arguição, a banca avaliou todos os projetos. Desta forma, os candidatos receberam notas pelo trabalho escrito e pela arguição de seu plano perante a comissão. Aqueles que obtiveram nota mínima de 6,0 poderão concorrer a uma vaga de diretor durante a eleição.

Além disso, com o novo processo, a Secretaria Municipal de Educação criou um banco de dados com candidatos aprovados durante o certame que ficarão em uma lista de reserva. “Isso é muito importante, porque são os interessados que passaram por todo o processo e foram aprovados, que ficarão na lista de reserva. Com isso, quando houver vacância da vaga, seja por aposentadoria ou por pedido de exoneração, a secretária poderá escolher um candidato de acordo com os aprovados no processo”, explicou a assessora pedagógica da SME, Mariangela Bianchini.

Puderam concorrer ao cargo de diretores os integrantes do quadro do magistério, que tenham no mínimo 4 anos de docência na rede municipal de ensino, disponibilidade de horário, devendo cumprir obrigatoriamente jornada mínima de 40 horas semanais; ser graduado em curso de pedagogia ou graduação em nível superior em cursos diversos de licenciatura, com pós-graduação em Administração Escolar ou Gestão Escolar; e certificação em curso específico de formação na “Escola de Gestores”, voltado para a função de Gestor Escolar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Aos auxiliares não é necessário ter disponibilidade de 40 horas semanais.

Poderão votar nos diretores escolares os  professores da unidade escolar, os funcionários da escola, os pais e os alunos acima de 16 anos. O voto não é obrigatório. Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação conta com 4.600 professores.

O decreto que regulamenta todo o processo foi elaborado pela Comissão Eleitoral Central e está disponível no site da Prefeitura, por meio da página da Secretaria Municipal de Educação (www.londrina.pr.gov.br). A comissão é formada por representantes de diretores, equipes pedagógicas, professores, servidores, pais e alunos, do Conselho Municipal de Educação, CACS FUNDEB, Sindserv e da Secretaria Municipal de Educação.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos