Cidade

Secretária municipal do Ambiente faz balanço da participação em evento da ONU

Roberta Queiroz representou o Município durante a 23ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP23), realizada na Alemanha

 

A secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, retornou nesta semana da viagem a Bonn, na Alemanha, onde participou da 23º Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP23). O convite foi feito por um dos parceiros da COP23, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, e os custos da viagem foram cobertos pela comissão européia organizadora do evento.

A COP23 tratou, dentre outros temas, das medidas implementadas pelos países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), de acordo com o Acordo de Paris de 2015 e a Convenção do Clima de 1992. Segundo Roberta, um dos diferenciais desta edição da Conferência do Clima das Nações Unidas foi a descentralização das discussões. “Antes, essas decisões eram muito focadas nos chefes de estado. Agora, a política envolve fortalecer governos locais e regionais, que vão de fato implementar as ações de enfrentamento às mudanças climáticas”, destacou.

De acordo com a secretária municipal do Ambiente, os aspectos principais abordados na COP23 foram a identificação dos maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. “Os principais fatores de emissão de gases envolvem saneamento, energia e mobilidade, dado as peculiaridades dos países em cada segmento. No caso do Brasil, contamos com uma matriz energética hídrica. No entanto, enfrentamentos o auge das termoelétricas por conta da falta de chuvas que ocorreu neste ano”, apontou.

Para Roberta, um dos principais aspectos de abordagem no enfrentamento às mudanças climáticas envolve os mecanismos de financiamento. “Por meio deles é possível implementar essas políticas de enfrentamento. Também foram discutidos a questão da inserção de novos modais de mobilidade, e a adequação dos sistemas existentes para utilização de combustíveis não fósseis”, contou.

Roberta ressaltou que o alinhamento do Município com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), foram essenciais para que Londrina participasse do evento. “Foi muito interessante descobrir que podemos estruturar nossos projetos locais e obter recursos internacionais, desde que alinhados a acordos internacionais, e contar com o auxílio de agências para isso”, comentou.  

A equipe que a secretária municipal do Ambiente integrou era formada por representantes de 26 estados brasileiros, com 122 municípios participantes. “A troca de experências, com momentos que envolveram pessoas de todos os continentes, e as mesas regionais também foram muito importantes, além de conhecer as formas de financiamento. Tivemos inclusive a oportunidade de participar de uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para tratar do papel do Brasil nesse contexto. Foram cinco dias muito proveitosos”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos