Prefeito oficializa nome do bairro Vila Nova
Um dos primeiros bairros de Londrina receberá o reconhecimento oficial de seu nome, por meio de sanção
Nesta terça-feira (21), às 19 horas, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, sancionará a lei nº 12.567/2017que oficializa o nome do bairro Vila Nova. Os moradores poderão participar da solenidade que acontecerá na sede do Centro Comunitário do bairro, na Rua Mem de Sá, 95, região central da cidade.
A iniciativa partiu do vereador Ailton Nantes, que nasceu e morou naquela localidade durante sua infância, adolescência e vida adulta jovem. “Conheço o bairro desde quando nasci. Vivi minha infância e minha juventude lá. Quando estava na graduação em História, fiz minha monografia sobre o local, assim como minha pós-graduação. Oficializar o nome do bairro como ele já é conhecido significa valorizar a cultura e a história daqueles que ali moram”, explicou.
Segundo a pesquisa de Nantes, o bairro ganhou este nome devido aos imigrantes que chegavam a Londrina por meio da linha ferroviária. Eles eram informados que abaixo da linha férrea havia apenas dois bairros, sendo um deles o Vila Cazoni e o outro, sem nome, era chamado de Vila Nova, por abrigar as construções mais recentes.
Desde aquela época, o bairro assim ficou conhecido. Ao receber novos moradores, ele foi se subdividindo em 15 loteamentos. Estas chácaras foram nomeadas com sobrenomes daqueles que as adquiriam como, por exemplo, Monteiro, Agari e Pietraróia. Hoje, com a oficialização do bairro Vila Nova, a Prefeitura de Londrina manterá o nome desses outros locais assim como estão, em respeito às famílias dos colonizadores da região.
O Vila Nova é um dos bairros mais antigos de Londrina. Atualmente, mais de 6 mil pessoas residem naquela localidade, sendo que quase 54% são mulheres. Passam por lá as avenidas Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, Brasília e Duque de Caxias e as Ruas Araguaia, Bahia, Guaporé, Iguaçu, Itajaí, Ivaí e Tietê.