Cidadão

Festival Kinoarte prossegue com Semana Formativa

Serão promovidas diversas palestras gratuitas; também acontece o projeto Kinocidadão, que leva alunos da rede pública ao cinema

Encerrada a fase de exibição de filmes do Festival Kinoarte de Cinema, no domingo (19), iniciou a Semana Formativa, com palestras e oficinas sobre temas relevantes para a indústria do cinema. Dos quatro eventos desta semana, três são gratuitos. Os links para inscrição estão no site kinoarte.org.

Nesta segunda-feira (20), às 19 horas, haverá uma palestra com o vice-presidente de marketing da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), Thiago de Freitas, com o tema “Brasil, o País dos Games”, na ACIL. Freitas, que é responsável pela análise e liberação de projetos de audiovisual submetidos à Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, falará sobre as oportunidades que produtoras e novos empresários podem encontrar no mercado nacional, que vive um boom de incentivos e editais próprios.

Na quarta-feira (22), haverá outra palestra, com o tema “Os novos formatos audiovisuais”, ministrada por Eduardo Gaspar, que desde 2014 encabeça a equipe de criação, no Brasil, da Endemol Shine Group, empresa holandesa que, entre outros produtos, desenvolveu os realities shows Big Brother, Master Chef e The Voice. Será na sede regional do Sebrae, na Avenida Santos Dumont.

Na quinta-feira (23), no mesmo local, às 19 horas, a advogada Lilian Stanke falará sobre direitos autorais. Ela é consultora em blindagem de negócios inovadores e criativos. Além disso, na sexta-feira (24), às 19 horas, o roteirista e diretor de cinema premiado no Brasil e no exterior, Carlos Daniel Reichel, vai ministrar a oficina “Storytelling, drama e roteiro de cinema”. Além de abordar a arte de contar histórias (storytelling, em inglês), ele também tratará de conceitos consagrados do drama e da escrita para cinema e televisão. A atividade terá o custo de R$ 15,00 e acontecerá na ACIL.

Kinocidadão – O tradicional projeto Kinocidadão oportunizará, na segunda semana do Festival Kinoarte de Cinema, que dois mil estudantes de 6 a 16 anos de escolas públicas de Londrina assistam gratuitamente a um filme nas condições ideais: dentro de uma sala de cinema.

Serão promovidas duas sessões diárias, às 13h30 e às 15h30, de segunda a sexta-feira, no Cine Com-Tour. Participarão alunos da rede municipal de ensino de todas as regiões da cidade, dos quais muitos terão sua primeira experiência em uma sala de cinema. A iniciativa contemplará as escolas municipais Professor Carlos Zewe Coimbra; Professor Leônidas Sobrino Porto; Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves; Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti e Maria Tereza Meleiro Amâncio.

O filme escolhido para exibição este ano foi “Garoto Cósmico”, premiada produção brasileira assinada por Alê Abreu. O longa, com 77 minutos de duração, mostra o mundo futurista de Luna e Maninho, que vivem no Alto Universo no ano de 2973. É o Mundo da Programação, onde as vidas são inteiramente programadas.

O Festival Kinoarte de Cinema é uma realização do Instituto de Cinema de Londrina (Kinoarte), com produção da Produtora LesteBR e patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A 19ª Edição do Festival conta com o apoio da Casa de Cultura e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Viação Garcia e Brasil Sul, Supermercados Viscardi, Refriko, ACIL e promoção da RPC e do programa Trem das Onze, da rádio da UEL.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos