Servidores participam de concurso literário
Durante o final de semana, serão apresentadas 55 poesias e 14 contos sobre temas diversos; entrada é aberta ao público
Com a intenção de fomentar a produção literária em Londrina, nesta sexta-feira (24) e sábado (25), a partir das 18 horas, será realizada a 13ª edição da Ciranda de Poesia, no SESC Londrina Centro, localizado na Rua Fernando de Noronha, 264. A entrada é gratuita e aberta ao público. O auditório tem espaço para 300 pessoas.
Cerca de 70 pessoas apresentarão seus trabalhos. Serão 55 poesias e 14 contos. Ao todo, o concurso recebeu 700 inscrições. Destas, foram selecionados, por uma comissão formada por mestrandos e doutorandos da área literária, os 10 melhores de cada categoria. Dois servidores públicos efetivos e uma aposentada da Prefeitura estão participando, são eles os servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Israel Florisvaldo Bortolin e André Gustavo Martins de Almeida e a aposentada Divaiu Martins de Oliveira.
“Em julho, abrimos as incrições e enviamos os kits de divulgação do concurso literário para todas as escolas de Londrina. Nossa intenção é incentivar as pessoas a escreverem e lerem mais. E aqui temos pessoas extremamente criativas, jovens com uma mente fantástica, alunos brilhantes”, explicou a organizadora da Ciranda de Poesia, Nina Cardoso.
Os participantes puderam se inscrever gratuitamente dentre cinco categorias, que são infantil, infantojuvenil, juvenil, adulto e experientes. Na sexta-feira (24), os mais jovens se apresentarão. Já no sábado (25), serão os adultos e os experientes. Neste dia, será feita a premiação dos melhores nas cinco categorias e na área de contos.
O servidor da Prefeitura e participante na categoria experiente, Israel Bortolin, de 63 anos, explicou que essa será a quarta vez em que ele irá participar, sendo que das anteriores ele ganhou em todas. Nesta edição, a temática de sua poesia fala sobre o relacionamento paterno e a estrutura emocional da relação com os filhos. “Já escrevi um romance e tenho mania de escrever. Não ando sem meu bloquinho e minha caneta, eles fazem parte da minha vestimenta. Desde quando comecei a participar do concurso de poesia vi como era divertido e não penso em deixar de participar”, contou.
A poesia do servidor e também participante, André Gustavo Martins de Almeida, faz uma crítica sobre a geração atual. Ela foi escrita totalmente com palavras que iniciam com a letra M. “No ano passado, escrevi um conto e ganhei na categoria adulto. Esse ano, eu escrevi uma poesia, que é uma crítica e mostra minha indignação com a política no nosso país, e o fato de vermos certas situações e ficarmos quietos, não fazermos nada. É um desabafo com a situação que vivemos atualmente”, afirmou.
Nesta edição, os ouvintes também poderão votar nas duas melhores poesias através do “Prêmio Plateia”. Os ganhadores receberão um troféu e livros. Os contistas apresentarão seus resumos ganhadores, por isso eles apenas ficarão sabendo no sábado qual é o lugar em que foram classificados, se primeiro, segundo ou terceiro.




