Município realiza 7ª entrega do selo “Arma não é brinquedo” a comerciantes
Certificação identifica estabelecimentos que não vendem armas de brinquedo; quinta-feira (23) haverá Abraço pela Paz na região oeste
Será realizada nesta quinta-feira (23), às 14 horas, em sessão solene na Câmara Municipal de Londrina, a sétima edição da entrega do selo “Arma não é brinquedo”. A certificação identifica pontos de comércio locais como estabelecimentos que não comercializam armas de brinquedo, reconhecendo-os como incentivadores da conscientização e reflexão sobre a construção de uma cultura de paz na sociedade. Na cerimônia, 48 lojas da cidade renovarão oficialmente a validade do selo, somando-se aos 34 estabelecimentos que receberam a certificação no ano passado, totalizando, assim, os 82 lojistas que hoje integram a campanha.
Participam da solenidade integrantes do Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz) e da ONG Londrina Pazeando, órgãos que conduzem as atividades deste movimento municipal, cuja responsabilidade é da Prefeitura de Londrina e da Câmara Municipal. Ainda está prevista a participação de autoridades municipais, entidades parceiras, como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e forças de segurança pública, integrantes de secretarias municipais e outras instituições. Durante a sessão, também haverá a entrega do Título de Utilidade Pública Estadual para a ONG Londrina Pazeando, que será feita pelo deputado estadual Tercílio Turini.
Histórico – Em vigor desde 2011, o selo tem respaldo na Lei Municipal 9.188, criada em 2003, que proíbe a venda de armas de brinquedo para as lojas que querem obter tal certificação, incluindo aqueles produtos que possuam partes coloridas, atirem água, bolhas de sabão ou balas de brinquedo.
O secretário do Compaz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, enfatizou que Londrina é pioneira no desenvolvimento de ações específicas para um trabalho permanente de conscientização em prol da paz, sendo o único município brasileiro a fazer a entrega desse selo. “A campanha tem como principal objetivo sensibilizar os lojistas a retirarem as armas de brinquedo do comércio local e fortalecer a cultura de paz por meio da reflexão e conscientização. Nesse processo, é fundamental educar as crianças e jovens e fazer com que eles possam multiplicar esses conhecimentos”, frisou.
Galhardi ainda salientou que o amplo trabalho de conscientização e fiscalização, promovido todos os anos, conta com a ajuda das forças de segurança e entidades parceiras, bem como dos veículos de mídia.
A validade do selo “Arma não é brinquedo” é de dois anos. Após esse período, os comerciantes podem optar por sua renovação. A campanha contempla pequenos mercados e bazares localizados em bairros e também grandes redes nacionais e internacionais.
Abraço pela Paz – Também na quinta-feira (23), será realizado o 4º Abraço pela Paz da Região Oeste, evento que reunirá uma série de atividades e serviços à comunidade do Jardim Santa Rita I. As ações irão ocorrer das 8h30 às 11 horas, na Praça CEU, localizada na Rua Angelo Gaiotto, s/n, atrás do Colégio Estadual Polivalente.
Haverá barracas de divulgação dos serviços da Saúde, via Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e de Endemias; da Assistência Social (CREAS III, CRAS e Família Acolhedora); Economia Solidária (barraca e venda de produtos); atividades esportivas e culturais; brincadeiras, brinquedos, algodão doce e pipoca para as crianças; apresentações de dança e teatro, roda de capoeira, entre outras. A programação completa pode ser acessada pelo endereço goo.gl/82f5t4 .
O objetivo do evento é reforçar a divulgação dos serviços existentes na cidade e incentivar ações em prol do fortalecimento da cultura de paz. A organização é da Rede de Serviços do Município de Londrina (saúde, educação, assistência social, organizações comunitárias, cultura, esporte, lazer, dentre outros) e os trabalhos estão sendo conduzidos pelo Compaz, ONG Londrina Pazeando e Centro Regional de Assistência Social (CRAS) Oeste B.