Destaques

Associação de Contadores Públicos Municipais é apresentada em Londrina

assossiação.contadores.VP

Objetivo é promover a valorização do profissional de contabilidade que atua no serviço público

Foi realizada, na manhã desta sexta-feira (1º), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, a apresentação da Associação de Contadores Públicos Municipais de Londrina (Acoplon). A entidade, criada neste ano, tem como objetivo promover a valorização do profissional de contabilidade que atua no serviço público. Os participantes foram recepcionados pelo chefe de Gabinete, Bruno Ubiratan, que representou o prefeito.

Segundo o contador da Controladoria-Geral do Município e presidente da Acoplon, Luiz Antonio Pires Furtuoso, mudanças implementadas na legislação desde 2011 alteraram o perfil do contador público. “Esse ambiente necessita de um profissional que esteja cada vez mais capacitado, atuante e dinâmico. Diante da importância de atender as demandas legais imputadas ao contador público, como a questão da responsabilidade solidária, foi criada a Acoplon”, contou.

Atualmente, a Prefeitura de Londrina conta com 29 profissionais afiliados à Acoplon, sendo outros três na Câmara Municipal. “Em várias prefeituras e órgãos públicos da região, encontra-se apenas um contador, e este geralmente acaba sobrecarregado, respondendo a vários órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas, Ministério Público, entre outros”, frisou.

assossiação.contadores.V2Um dos objetivos da associação é implementar melhorias no ensino acadêmico, para que o contador possua melhores condições para atuar no serviço público. “Essas mudanças poderão ocorrer também na legislação municipal, estadual e federal, por meio de ações conjuntas”, citou Furtuoso.

De acordo com a diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Darling Silvia Maffato Genvigir, a associação também pretende lançar uma revista técnica, para publicação de artigos científicos da área de contabilidade pública. “E, para 2018, a previsão é que Londrina sedie o Fórum do Contador Público, simultaneamente com o I Fórum do Controlador Interno do Estado e o I Fórum dos Secretários de Finanças do Paraná”, adiantou.

O chefe de Gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, informou que a Prefeitura se colocou à disposição para apoiar a realização dos fóruns em Londrina. “Estes eventos são importantes para a cidade, tanto pela questão econômica, já que geram receita para a cidade, quanto para a preparação dos servidores públicos municipais e da Câmara de Vereadores, os quais irão adquirir mais conhecimento com este Fórum. A criação da Acoplon representa um momento histórico para a cidade e terá todo apoio da Prefeitura de Londrina”, frisou.

assossiação.contadores.V3O representante da Comissão dos Contadores Públicos do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Décio Vicente Cardin Galdino, disse que a associação é muito importante para os contadores. “A criação da Acoplon em Londrina trará fortalecimento da categoria para toda a região, pela representatividade que a entidade proporcionará aos contadores. O CRC-PR se coloca à disposição para ajudar a associação no que for necessário”, destacou.

O delegado do CRC-PR, João Marcelino de Oliveira, falou sobre a importância de valorizar o contador público. “Ele é o responsável por toda a parte de controle e gerenciamento das contas, ou seja, tudo passa pelo contador, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), relatórios, prestação de contas e decisões passam pelo contador, por isso a importância do fortalecimento da categoria”, apontou.

Para o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon), Geraldo Sapateiro, o contador tem papel fundamental para a transparência dos números e da sociedade. “Esta associação agregará grande valor para a categoria contábil e também para o Sincolon”, disse.

O vereador e presidente Câmara Municipal de Londrina, Mário Takahashi, ressaltou que as atividades de controladoria e auditoria, realizadas pelos profissionais desta área, são de extrema importância para gestão pública. “Quando atuamos diretamente na gestão pública, seja pelo poder executivo, seja pelo legislativo, trabalhamos com um dinheiro que é da população, então a aplicação dos recursos merece muita atenção e os profissionais desta área fazem um trabalho de fiscalização, para garantir a segurança da empregabilidade destes recursos, fazendo com que o poder público e a cidade cresçam de forma mais consolidada”, relatou.

assossiação.contadores.V4Durante o evento, representantes da Acoplon entregaram placas em homenagem ao aniversário de Londrina, comemorado em 10 de dezembro. As placas foram entregues ao representante da Prefeitura de Londrina, e ao presidente da Câmara Municipal, Mário Takahashi.

Entre os presentes na apresentação, estavam Marcos Rocco, da Comissão dos Contadores Públicos do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR); Moinzes Aparecido Alves Ribeiro, Delegado da Macrorregião de Londrina CRC-PR; o professor Eduardo Nascimento da Costa, coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL; a professora Vânia de Almeida Silva Machado, coordenadora EAD do Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR – LONDRINA; a professora Elenice Cacia Bitencourt Teixeira, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da PUC de Londrina e o professor Victor Hugo de Carvalho, coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Pitágoras.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos