SEMA prossegue com ações educativas em Londrina
Atividades vão até o próximo dia 15 de dezembro e atenderão diferentes públicos
A Secretaria Municipal do Ambiente(SEMA) prossegue com ações educativas em Londrina. O ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental visita nesta sexta-feira (1), a Associação Flávia Cristina, na região norte. A associação, que é de cunho filantrópico e atende crianças e pessoas com deficiências, está localizada na Avenida Saul Elkind, 5.000, no Conjunto Luis de Sá. A biblioteca itinerante da SEMA estará no local, das 14h às 17 horas.
Duas turmas, totalizando aproximadamente 30 alunos da escola especial, mantida pela entidade, participarão de um conversa sobre diferentes assuntos. Também vão assistir a vídeos e terão acesso a livros abordando temáticas relacionadas à preservação. As atividades terão a mediação de professoras da Associação, além de uma servidora da SEMA, que coordenará a ação.
Neste sábado (2), a Biblioteca Móvel estará na I Mostra Cultural Cidadã, promovida pela Organização Não Governamental (ONG) Emaús Sustentabilidade e Solidariedade. O evento será das 9 às 12 horas, na sede da ONG, que fica na Rua Tadao Ohira, 325, no Jardim Perobal, na região sul. Além da Biblioteca Móvel, haverá ainda feira de artesanato, ecoloja e apresentações artísticas. A mostra será aberta a toda a comunidade. Monitores da SEMA estarão na biblioteca para orientar os visitantes.
Na próxima quarta (6), o ônibus vai até o Centro de Saúde Municipal Dr. Ody Silveira, o Centro Social Urbano (CSU), situado à Rua Atílio Scudeler, 283, na Vila Portuguesa, região central. A visita será no período da tarde, a partir das 13h30.
As ações da Biblioteca Móvel Ambiental seguem até o próximo dia 15 de dezembro. No dia 12, as atividades serão levadas até o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Telma Cavalheiri da Motta Sanches, pela manhã, a partir das 8 horas. O CMEI fica localizado na Rua Adelina Piqueti Barrios, 170, no Jardim Maracanã.
E, no dia 13 de dezembro, alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), poderão conhecer o projeto. O ônibus estará no Centro de Ciências Biológicas (CCB), no campus da universidade, no período vespertino.
A gerente de Educação Ambiental, da SEMA, Cristina Borba, ressaltou a relevância do projeto. “A biblioteca é muito importante, pois promove o acesso a leituras, vídeos e informações ambientais e além disso sensibiliza alunos e a comunidade para a necessidade de preservar o meio ambiente.”, explicou.
O relatório final de ações da Biblioteca Móvel deverá ser elaborado após o dia 15 dezembro, quando serão finalizadas as atividades do ano. Do início do ano, até o final do mês de novembro, foram realizados 5.390 atendimentos no ônibus da SEMA.
“Ecocidadão nas Escolas” – Na próxima semana, a SEMA prosseguirá com as ações do projeto “Ecocidadão nas Escolas”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e direcionado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O projeto prevê aulas, por meio de conversa, que provoquem no público adulto uma reflexão sobre questões ambientais importantes para a cidade. A temática abordada nesta primeira etapa de aulas são as queimadas em ambiente urbano. Quem orienta as atividades é a professora Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, da Gerência de Educação Ambiental da SEMA.
Na segunda-feira (4), a aula será ministrada na Escola Municipal Salim Aboriham, que fica na Rua Edson Ricardo Lima, 225, no Conjunto Luiz de Sá, na região norte, das 19h30 às 20h30. E, na terça (5) e quarta (6), no mesmo horário, será a vez dos alunos da Escola Municipal Nara Manella, também na região norte.
As próximas escolas atendidas serão: Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa, no dia 11 de dezembro; Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno, no dia 12; e Escola Municipal Eurides Cunha, no dia 13.
O “Ecocidadão nas Escolas” é um projeto piloto, que teve início em novembro e segue até o próximo dia 13. A intenção é contribuir com o trabalho formal das escolas e estender as iniciativas de educação ambiental, oferecidas pela secretaria, também ao público adulto. A gerente de Educação Ambiental contou que a ideia é gerar cidadãos mais preocupados com a questão ambiental, levando informação sobre legislações, orientações sobre como proceder no dia a dia, e buscando sensibilizar sobre estes temas. Até o momento, as aulas já foram ministradas a 136 alunos, de 7 unidades escolares do município.




