32ª Mostra Afro-Brasileira Palmares encerra nesta sexta (8)
Exposição reúne mais de 100 obras e pode ser visitada diariamente, das 7h30 às 19 horas
A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza está sediando, desde o último dia 13 de novembro, a 32ª Mostra Afro-Brasileira Palmares. A exposição ainda pode ser visitada até a próxima sexta-feira (8), na Avenida Rio de Janeiro, 413, na região central, das 7h30 às 19 horas. A mostra está no piso superior da biblioteca, na sala de exposições José Antônio Teodoro e a entrada é gratuita.
São 100 obras, de 20 artistas de Londrina e região, e também de Mogi das Cruzes e São Paulo, que compõem a exposição, que tem curadoria do artista londrinense Agenor Evangelista. Foram trabalhadas diversas técnicas artísticas, entre pinturas, esculturas, xilogravuras e outras. A mostra é uma realização do Instituto do Movimento de Estudo Afro-Brasileiro (IMECAB), com apoio da Prefeitura de Londrina. O objetivo da exposição é promover o trabalho de artistas negros nas artes plásticas, dando visibilidade, principalmente, àqueles vindos das regiões periféricas de Londrina.
A Mostra Afro-Brasileira Palmares é realizada anualmente desde 1986, e, em 2017, chega a sua 32ª edição. Faz parte do calendário cultural da cidade e contribui para o enriquecimento cultural de toda a população londrinense, nos seus vários segmentos étnicos e valorizando a arte do movimento negro.
A diretora de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, faz o convite para que os londrinenses compareçam à mostra e façam uso dos espaços públicos. “É importante destacar o papel social da biblioteca pública, indo ao encontro das necessidades informacionais e culturais da população”, reforçou.
Até o momento, 262 pessoas já visitaram a exposição na Biblioteca Pública Municipal. A programação da Mostra contou com ações realizadas em vários espaços, como shows, oficinas de artes plásticas, workshops, palestras e homenagens a 22 personalidades diversas, que contribuem ativamente com o movimento negro londrinense.
A Mostra Afro-Brasileira Palmares faz parte do calendário de ações realizadas com o apoio do município, durante todo o mês de novembro, por meio da Gestão Pública Municipal de Promoção da Igualdade Racial (GPMPIR) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), em comemoração ao Mês da Consciência Negra.