Rotatórias e locais públicos de Londrina recebem flores
Todas as mudas utilizadas advém do Viveiro Municipal de Londrina, que conta, atualmente, com cerca de 10 mil mudas em formação
Até sexta-feira (8), os profissionais da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vão plantar mudas de flores no Calçadão da cidade, nas rotatórias da barragem do Lago Igapó e da Avenida Santos Dumond e em frente à sede administrativa da Prefeitura de Londrina.
Os trabalhos de reposição de 200 mudas no Calçadão deve ser finalizado nesta quarta-feira (6), até o final do dia. Ao todo, o local recebeu mais de 2 mil flores que estão colorindo o espaço. Após a finalização, a rotatória da Avenida Santos Dumond receberá a nova decoração. Nela será feito um círculo interno de flores com 80 centímetros de largura.
Na sequência, os funcionários vão decorar a rotatória da Barragem do Lago Igapó, entre as Ruas Herodoto, Almeida Garret e a Bélgica, próximo à Prefeitura. Ela receberá dois círculos, sendo um central e outro periférico, com 2.500 mudas de flores. A entrada da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, também será embelezada com 1.200 mudas de beijinhos coloridos. Na Praça Sete de Setembro, a Sema já fez o controle de pragas e, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, plantou 500 flores. Assim como plantou 2 mil mudas no Bosque Central.
A intenção é colorir a cidade e deixá-la mais bonita aos moradores e visitantes. Para isso, os arquitetos e os engenheiros agrônomos da Sema fazem um desenho específico em cada localidade, considerando o tamanho, diâmetro e altura do espaço onde as mudas serão plantadas. Conforme esses dados, as rotatórias e corredores centrais das avenidas terão desenhos de forma que, tanto os motoristas quanto os pedestres, possam vê-los. “Nossa ideia é deixar a cidade mais bonita e atrativa, especialmente para promovermos a ocupação dos espaços públicos e a promoção do exercício da cidadania e o cuidado com a cidade. Assim, com a ajuda da população nossa cidade ficará cada vez mais agradável”, explicou a secretária do Ambiente, Roberta Queiroz.
Para isso, foram escolhidas mudas de espécies da mata Atlântica adaptadas ao clima de Londrina, como flores de petúnia, sálvia vermelha, tagetes, beijinho americano, cravo e vincas. Elas são consideradas mais perenes e têm uma durabilidade maior do que outras espécies. A intenção do Poder Executivo é que até o final da gestão do Marcelo Belinati todas as principais rotatórias e avenidas da cidades estejam floridas.
Além do plantio, os profissionais da Sema realizam um trabalho de preparo do solo com adubação, prosseguindo mesmo depois de as mudas plantadas. Com o decorrer do tempo, as flores que vierem a secar ou forem retiradas são substituídas. Para mantê-las sempre bonitas há irrigação constante.
Todas as mudas utilizadas advém do Viveiro Municipal de Londrina, que conta, atualmente, com cerca de 10 mil mudas em formação. O dinheiro necessário para os cuidados com o solo, insumos e o plantio é proveniente do Fundo Municipal do Meio Ambiente e próprio da Prefeitura.
Foto: Vivian Honorato